Sega Master System

Console da terceira geração dos videogames. Uma grande empresa fabricante de arcades, chamada SEGA, impulsionada por uma baixa no mercado de fliperamas, decide entrar na concorrência dos consoles. O primeiro, o SG-1000 (SEGA Game 1000), foi lançado no Japão em 1983 (na mesma data do lançamento do seu rival, o Famicom da Nintendo) e em alguns países europeus e asiáticos pouco tempo depois. O console foi um fracasso de vendas, principalmente porque seu hardware não era bom o suficiente para rivalizar com o console da Nintendo.

 

Vendo o fracasso do SG-1000, a SEGA não perdeu tempo e já em 1985 lançou no Japão o SEGA Mark III, que posteriormente seria rebatizado de Master System. Com certeza, nosso leitor já ouviu falar desse videogame, pois aqui no Brasil ele é vendido nas lojas até hoje, pelas mãos da TecToy, a mesma empresa que o lançou em 1989. O Master System marcou a entrada da SEGA no mercado de consoles dos Estados Unidos, em 1986. Em 1987 ele foi lançado na Europa.

 

O Master aproveitou bem a experiência mal sucedida da SEGA com o SG-1000  e produziu um console com um hardware excelente para a época, melhor, inclusive, que o do Nintendinho. No Japão, ele era ainda mais poderoso, pois os consoles da terra do sol nascente possuíam um sistema de som FM embutido no console, que deixava o áudio dos games com uma qualidade incrível para aquela época.

 

Jogos de sucesso dos arcades da SEGA foram portados para ele como After Burner, Space Harrier, OutRun e muitos outros. O Master System também marca a criação do primeiro mascote com boa projeção da SEGA: Alex Kidd, que teve ao todo 4 jogos lançados para o console. O mais marcante deles é Alex Kidd in Miracle World que, a partir da segunda versão do console lançada aqui no Brasil, passou a vir gravado na memória do aparelho, o que fez com que o game ficasse ainda mais popular por aqui.

 

Mas nem tudo eram flores para a SEGA. A maioria de seus jogos era de produção da própria SEGA, deixando evidente que a empresa não tinha o mesmo suporte das demais desenvolvedoras de jogos como a Konami e a Capcom, que estavam fazendo muito sucesso no Nintendinho, com games como Castlevania e Mega Man. Isso fez com que o console perdesse muito poder de atração para os gamers da época, fazendo com que as vendas nos dois maiores mercados mundiais (Japão e Estados Unidos) ficassem muito aquém do desejado.

 

No Brasil, diante do grande suporte que a TecToy ofereceu ao Master System, o aparelho foi um sucesso, rivalizando inclusive com o Nintendinho e seus diversos clones que inundavam o mercado local. A estimativa é que o console tenha vendido por aqui algo em torno de 5 milhões de unidades (somando Japão e Estados Unidos, as vendas não passaram de 3 milhões). Na Europa o console também teve uma boa aceitação, com quase 7 milhões de unidades vendidas.

 

Diante da constatação de que o Master System não seria páreo para o NES no mercado, a SEGA tratou de iniciar o desenvolvimento de seu próximo console: o Mega Drive.

 

Outros modelos lançados:

Master System II com Alex Kidd in Miracle World;   Master System II Tec Toy com Alex Kidd in Miracle World + Jogos de Verão;   Master System II Plus com Alex Kidd in Miracle World;   Master System II Plus com Alex Kidd in Miracle World e Operation Wolf;   Master System II Plus X;   Master System III Compact (Master System II);   Master System III Compact com 21 Jogos;   Master System III Compact com Sonic The Hedgehog;   Master System III Collection - 74 Super Jogos;   Master System 3 - 131 Super Jogos;   Master System 3 Collection - 105 Super Jogos;   Master System 3 Collection - 120 Super Jogos;   Master System 3 Collection - 131 Super Jogos;   Master System Evolution - 132 Jogos;   Master System Evolution Azul com 132 Jogos;   Master System Girl com Mônica no Castelo do Dragão;   Master System Light Phaser com Golden Axe, Hang On & Safari Hunt;   Master System Portátil - 30 jogos (azul);   Master System Super Compact com Sonic The Hedgehog;   SegaScope 3-D System;   The Sega Master System com Hang-On Card.

 

Acessórios capazes de rodar jogos de Master System em outros consoles:

  Adaptador de jogos de Master System   PowerBase Mini FM  

 

Aparição em revistas:

- Revista Videogame nº 1 - páginas 08-09 / 11-12 / 26-27 (fonte: Datassette);

Revista Jogos 80 nº 14 - páginas 9-17 (fonte: Jogos 80);

- Gamers Especial (fase inicial) nº 0 - página 25 (fonte: Datassette);

- A Semana em Ação - Games Edição Especial nº 2 - páginas 14-15 (fonte: Datassette).

 

Fotos artísticas do Pedrux do Club 16-bit.

  • Outros Nomes: SEGA Mark III, SMS
  • Ano Lançamento: 1985
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • 04/09/1989 - Brasil
  • 01/08/1987 - Europa
  • 18/10/1987 - Japão
  • 01/10/1986 - Estados Unidos
  • Outras regiões
  • Fabricante: SEGA

Jogos (267)

Acessórios (26)

Vídeos

Parceiros