Atari Lynx

Console portátil da quarta geração dos videogames. Em outubro de 1989, apenas dois meses após o lançamento do Game Boy, surge o Atari Lynx, que foi o primeiro console portátil colorido da história. Além disso, ele também foi o primeiro console portátil a utilizar tecnologia 16-bit (sua CPU era de 8-bit, assim como o Game Boy). E não para por aí: o console também foi o primeiro a possuir tela com luz própria. Três evoluções de muito peso para aquela época.

 

O portátil da Atari ainda trazia outros mimos, como cartuchos em formato de cartões e ainda a possibilidade de ter seus controles invertidos para se adequar tanto a destros quanto a canhotos, além de possibilitar jogar com a tela na vertical, para aproveitar melhor algumas versões de arcade que foram lançadas para o console.

 

Mas o leitor então se pergunta: Com tantas inovações, por que o console de Atari foi pouco conhecido e não obteve sucesso no mercado? Nem tudo era positivo no aparelho: ele era grande e um consumidor árduo de pilhas!! Para nós brasileiros, o console foi quase um total desconhecido, pois jamais foi lançado por aqui, ficando a sua presença restrita a um ou outro sortudo com acesso fácil à importação. Algumas revistas até mencionavam a existência do aparelho, mas sempre com pouca ênfase. Nos Estados Unidos e na Europa, o console até ia bem, vendendo em torno de um milhão de unidades até 1991. Porém isso não era nada frente ao tanto que o rival da Nintendo vendia.

 

A Atari também não era mais a mesma e seus jogos já não revolucionavam como antes. Soma-se a isso o suporte zero dado pelas softhouses japonesas como Konami e Capcom. Em 1991 a Atari ainda lançou o Lynx II, uma versão um pouco menor, mais leve, mais econômica e melhor construída do Lynx, mas isso não foi o suficiente para salvar o console. Detalhe que já em 1993 era possível comprar o aparelho novo por U$ 25 nos Estados Unidos, tamanho era o desinteresse do público por ele.

 

No final de 1993, uma das maiores redes de lojas de brinquedos dos Estados Unidos, a TOYS R US anunciou que deixaria de vender produtos do Lynx em suas lojas. Outras lojas também demostravam a falta de interesse em continuar trabalhando com o sistema, quando então veio o lançamento do Atari Jaguar, que diante de um começo animador nas vendas, fez com que a fé de alguns varejistas fosse renovada no Atari Lynx, diante de promessas da Atari de que voltariam a investir em novos jogos para o portátil. Porém nada disso se concretizou. O engraçado é que o Lynx acabou ficando em um limbo, onde quase nada de novo era lançado para ele, porém, oficialmente, ele continuou no mercado até o fim da Atari, no início de 1996, quando a clássica companhia americana fechou as portas.

 

Ficha Técnica:

 

Mikey (16-bit custom CMOS chip running at 16MHz)   - MOS 65C02 processor running at up to 4MHz (~3.6MHz average)       8-bit CPU, 16-bit address space   - Sound engine        4 channel sound        8-bit DAC for each channel        (4 channels x 8-bits/channel = 32 bits commonly quoted)        Atari reports the range is "100Hz to above the range of human          hearing"; spectrum analysis shows the range may go as low as 32Hz.        Stereo with panning (mono for original Lynx)   - Video DMA driver for LCD display       4096 color (12-bit) palette       16 simultaneous colors (4 bits) from palette per scanline (more than 16       colors can be displayed by changing palettes after each scanline)   - System timers   - Interrupt controller   - UART (for ComLynx)   - 512 bytes of bootstrap and game-card loading ROM

  Suzy (16-bit custom CMOS chip running at 16MHz)   - Blitter (bit-map block transfer) unit   - Graphics engine       Hardware drawing support       Unlimited number of high-speed sprites with collision detection       Hardware high-speed sprite scaling, distortion, and tilting effects       Hardware decoding of compressed sprite data       Hardware clipping and multi-directional scrolling       Variable frame rate (up to 75 frames/second)       160 x 102 "triad" standard resolution (16,320 addressable pixels)       (A triad is three LCD elements: red, green, and blue)       Capability of 480 x 102 artificially high resolution   - Math co-processor       Hardware 16-bit multiply and divide (32-bit answer)       Parallel processing of single multiply or divide instruction

 

Variações:

  Atari Lynx Family Pack;  

 

Aparição em revistas:

A Semana em Ação - Games Edição Especial nº 1 - páginas 42/43 (fonte: Datassette);

- Gamers Especial (fase inicial) nº 0 - página 25 (fonte: Datassette).

  • Ano Lançamento: 1989
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • Europa
  • Japão
  • 01/09/1989 - Estados Unidos
  • Fabricante: Atari

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