Consoles

Lynx

 

Console portátil da quarta geração dos videogames. Em outubro de 1989, apenas dois meses após o lançamento do Game Boy, surge o Atari Lynx, que foi o primeiro console portátil colorido da história. Além disso, ele também foi o primeiro console portátil de 16 bit (o Game Boy era 8 bit). E não para por aí: o console também foi o primeiro a possuir tela com luz própria. Três evoluções de muito peso para aquela época. O portátil da Atari ainda trazia outros mimos, como cartuchos em formato de cartões, e com a possibilidade de ter seus controles invertidos para se adequar tanto a destros quanto a canhotos, e até mesmo para se jogar com a tela na vertical, para melhor aproveitar algumas versões de arcade que foram lançadas para o console.

 

Mas o leitor então se pergunta: Com tantas inovações, por que o console de Atari foi pouco conhecido e não obteve sucesso no mercado? Nem tudo era positivo no aparelho: ele era grande e um consumidor árduo de pilhas!! Para nós brasileiros, o console foi quase um total desconhecido, pois jamais foi lançado por aqui, ficando a sua presença restrita a um ou outro sortudo com acesso fácil à importação. Algumas revistas até mencionavam a existência do aparelho, mas sempre com pouca ênfase. Nos Estados Unidos e na Europa, o console até ia bem, vendendo em torno de um milhão de unidades até 1991. Porém isso não era nada frente ao tanto que o rival da Nintendo vendia.

 

A Atari também não era mais a mesma e seus jogos já não revolucionavam como antes. Soma-se a isso o suporte zero dado pelas softhouses japonesas como Konami e Capcom. Em 1991 a Atari ainda lançou o Lynx II, uma versão um pouco menor, mais leve, mais econômica e melhor construída do Lynx, mas isso não foi o suficiente para salvar o console, que foi oficialmente descontinuado em 1996, quando a Atari fechou as portas. Detalhe que já em 1993 era possível comprar o aparelho novo por U$ 25 nos Estados Unidos, tamanho era o desinteresse do público por ele.



Ano Lançamento: 1989

Data / Regiões de Lançamento:

Europa
Estados Unidos

Fabricante: Atari


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos