Toshiba Visicom C-100

Console da segunda geração dos videogames, desenvolvido e fabricado pela Toshiba, lançado em janeiro de 1978. Trata-se de um clone do RCA Studio III, console que jamais chegou a ser lançado pela própria RCA, mas apenas por empresas clone.

 

Seu processador principal e de vídeo era baseado nos processadores do RCA Studio II: CPU 1802 (rodando a 1.76 MHz) e o CDP 1861. Porém, graças ao hardware adicional, o Visicom 100 oferece jogos coloridos. Essa era a diferença principal entre o RCA Studio II e o Studio III: cores.

 

Outra vantagem do console são os controles: além do teclado alfanumérico embutido no console, o Visicom 100 acompanhava dois controles do tipo joystick, com design bastante luxuoso.

 

Assim como o RCA Studio II, o console acompanha cinco jogos na memória: Doodle, Patterns, Bowling, Freeway e Additions.

 

Ficha técnica:

 

- Processador: CPU 1802 rodando a 1.76 MHz;

- Vídeo: CDP 1861 chipset + hardware adicional para tornar o console colorido;

- Memória RAM: 768 bytes;

- Memória ROM: 2 KB (jogos na memória);

- Resolução: 64 x 32 (de 64 x 128 teoricamente possíveis);

- Cores: 4 (verde escuro, azul, verde e vermelho);

- Som: Um gerador de ruído;

- Expansão: entradas I/O;

- Energia: funciona com 6 pilhas ou fonte 9v DC

 

Apesar de ser o mesmo sistema do RCA Studio III, os jogos dele e do Studio II não são compatíveis com o modelo da Toshiba, mesmo com o slot de cartuchos semelhante.

 

Um pouco da História

Depois do fracasso do RCA Studio II, a empresa já começou a trabalhar em uma versão melhorada do console, com melhores gráficos, sons e principalmente: cores. Além disso, seria retrocompatível com os jogos do Studio II. O trabalho ia a todo vapor: em setembro de 1977, os programadores já tinha acesso ao guia de programação do novo console. Jogos como o Biorhythm e o Math Fun, programados para o novo console, eram compatíveis também com o Studio II. A empresa já tinha inclusive um protótipo funcional para apresentação.

 

Mesmo já tendo gastado uma boa quantia de dinheiro no desenvolvimento do Studio III, a empresa decidiu não lançar o console. Isso porque, diante da concorrência feroz do mercado, em especial do Atari 2600 e do Odyssey², estava claro que o Studio III seria engolido no mercado, assim como aconteceu com o RCA Studio II. Para amenizar o prejuízo, a empresa passou a buscar um comprador para o projeto. A Toshiba, que já tinha os direitos do Studio II no Japão, era uma escolha óbvia. Costuram acordos então com a Toshiba, que lançou este Visicom C-100, e com a Conic Group, que viria a se tornar a maior fabricante de eletrônicos de Hong Kong.

 

Em abril de 1978, a Conic assinou o acordo de licença para produção de 200 mil unidades do RCA Studio III, além de todos os jogos do Studio II e os já prontos do novo console: Bingo, Star Wars, Concentration Match e Pinball. O sistema foi apresentado na CES 1978 em Chicago, com o codenome de Victory-3, pela subsidiária americana da empresa, a Accurate Electronics Industry Ltd.

 

Infelizmente o console não vendeu bem. Não temos informação oficial se de fato os 200 mil consoles chegaram a ser produzidos, mas sabe-se que nenhum jogo fora a mencionada linha inicial chegou a ser lançado.

 

Foto artística do Pedrux do Club 16-bit.

  • Outros Nomes: RCA Studio III
  • Ano Lançamento: 1978
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • Japão
  • Fabricante: Toshiba

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