RCA Studio II

Console da segunda geração dos videogames, desenvolvido e lançado pela RCA. Lançado em janeiro de 1977, o Studio II tinha gráficos em preto e branco bastante parecidos com os consoles da primeira geração, os Pongs. Os controles era embutidos, em forma de dois teclados alfanuméricos, um de cada lado do console.

 

Os sons eram bastante simples, se limitando a beeps com pequenas variações de tom e duração. O console acompanhava cinco jogos na memória: Addition, Bowling, Doodle, Freeway e Patterns.

 

Ficha Técnica

- RCA 1802 microprocessador, rodando a 1.78 MHz;

- 2 KB de memória ROM (inclui os cinco jogos na memória);

- 512 bytes de memória RAM

- RCA CDP1861 "Pixie" chip e vídeo, 64x32, com gráficos monocromáticos.

 

O Studio II foi um fracasso comercial. Ele nasceu já nasceu obsoleto, pois era inferior ao Fairchild Channel F. Pra piorar as coisas para o console da RCA, dez meses depois chegava ao mercado o Atari 2600, que se tornaria o console dominante daquela geração. Depois de um natal de vendas fracas em 1977, a RCA descontinuou o Studio II, que vendeu cerca de 60 mil unidades.

 

Mesmo com o fracasso do Studio II, a RCA chegou a lançar o Studio III, que trazia tela colorisa e utilizada o microprocessador RCA CDP-1802 microprocessor. O Studio IV chegou a ser planejado, mas não chegou a ser criado.

  • Outros Nomes: RCA Studio 2
  • Ano Lançamento: 1977
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • Estados Unidos
  • Fabricante: RCA

Jogos (5)

Parceiros