Bandai Playdia

Console da quinta geração dos videogames, o Playdia foi um console que tinha como processador central um 8-bit que utilizava mídia em CD voltado quase que exclusivamente para jogos em Full-Motion Video.

Querendo um lugar ao sol, a Bandai, empresa especializada na fabricação de brinquedos e animes e que estava ausente do mercado de consoles desde a década de 80 – época em que produziu alguns clones de pong e outros consoles da época (apesar de ainda produzir jogos e acessórios, em especial para o NES), resolve lançar um console diferente.

 

O Playdia, desenvolvido pela desconhecida empresa Asahi Kasei, foi lançado pela Bandai em 1994 apenas no Japão e tinha como proposta atingir um público mais jovem, trazendo jogos totalmente em Full-Motion Video (FMV), que são aqueles jogos com vídeos/desenhos digitalizados, onde a jogabilidade e a interatividade do gamer é bastante reduzida. O principal concorrente seria o Sega Pico, console também voltada a esse público mais infantil.

 

Além disso, o console traria também jogos educativos e muitos games com temas baseados em famosos animes japoneses, como Gundam e Dragon BallZ. Para tanto, o console utilizava um processador central de 8-bit (sim... quinta geração com 8-bit!) o que é impressionante dada a qualidade apresentada nos vídeos. Porém, outros processadores faziam parte do console. Confira a ficha técnica do Playdia:

 

CPU Toshiba 8-bit 8MHz (Z80) NEC 8/16-bit 12MHz (co-processor)

Memory (256KB x4) DRAM (32KB x 8) SRAM

GPU Asahi Kasei AK8000 8/16-bit processor

Video Philips DA8772AH triple 8-bit DAC converter Sanyo LC78835K 18-bit DAC with filter

 

Uma inovação do console era a utilização de um controle sem fio a base de infravermelho (semelhante aos controles de TV), que aliás funcionava muito bem, praticamente sem falhas. Diante da proposta do console, era possível apenas jogar com um controle, não existindo jogo com possibilidade de dois jogadores simultaneamente.

 

Inicialmente as vendas foram muito boas, com o console vendendo mais de 200 mil unidades nos pouco menos de 4 meses que esteve disponível em 1994. Porém o consumidor foi percebendo que a proposta dele não trazia jogos muito divertidos. Não valia a pena deixar de jogar os consoles da geração anterior Mega Drive e Super Famicom, e principalmente os novos consoles que saíram pouco tempo depois, como o Saturn e o PlayStation.

 

Para piorar ainda mais o cenário, nenhuma softhouse se interessou pelo projeto e praticamente apenas a Bandai publicou jogos para o aparelho, e não foram muitos. O console dava bastante prejuízo para a empresa, pois o público alvo, as crianças, acabou não "comprando a ideia" do Playdia, que ficou no mercado de setembro de 1994 até meados de 1996, e teve aproximadamente 35 jogos lançados, dentre eles, vários jogos educativos e jogos de perguntas e respostas.

 

Ao final da sua vida, a Bandai começou a produzir jogos mais adultos, baseados em ídolos da cultura Pop japonesa. Foi quando o Playdia passou a dar lucro. A partir daí, quando o console chegou a um patamar de ter conseguido devolver os valores investidos aos cofres da empresa, a Bandai decidiu descontinuar o aparelho, 

 

Após o término da produção do Playdia, suas tecnologia e peças remanescentes foram utilizadas para a fabricação de brinquedos do tipo mini-cine, como o Micha King, que trazia a placa completade um Playdia.

 

Poucos meses depois do lançamento do Playdia, a Bandai lançaria ainda outro console, também de criação de outra empresa, que desta vez não era desconhecida como a Asahi Kasei, mas sim uma gigante dos eletrônicos: a Apple. Estamos falando do Apple Bandai Pippin.

 

  • Ano Lançamento: 1994
  • Data / Regiões de Lançamento:
  • 23/09/1994 - Japão
  • Fabricante: Bandai

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