Consoles

SG-1000

Console da segunda geração dos videogames, o SG-1000 ou Sega Game 1000 foi o primeiro console produzido pela gigante dos fliperamas: SEGA. Aproveitando um momento de baixa no mercado de arcades, a empresa decidiu encarar o mundo dos consoles e lançou o SG-1000 no Japão em 1983 (na mesma data do lançamento do seu rival, o Famicom da Nintendo) e na Nova Zelândia no mesmo ano.

 

Outros modelos do console também foram lançados, como o SG-1000 II (que trazia a possibilidade de rodar games em cartões) e também o SC-3000, que além de rodar os games do SG-1000, funcionava também como um microcomputador. Com a chegada desses novos aparelhos, outros países também receberam seus lançamentos oficiais, como alguns da Europa e da Ásia.

 

O console foi um fracasso de vendas, principalmente porque seu hardware não era bom o suficiente para rivalizar com o console da Nintendo. Ele foi descontinuado em 1985, com número estimado de 2 milhões de consoles vendidos (incluindo todas as versões). Nos Estados Unidos chegou a ser lançado o console Dina - Personal Arcade, da Telegames, versão não oficial que rodava tanto jogos de Colecovision, quanto de SG-1000.

 

Vendo o fracasso do SG-1000, a SEGA não perdeu tempo, e já em 1985 lançou no Japão o SEGA Mark III, que posteriormente seria rebatizado de Master System

 

O Master aproveitou bem a experiência mal sucedida da SEGA com o SG-1000 e produziu um console com um hardware excelente para a época, melhor, inclusive, que o do Nintendinho. No Japão, ele era ainda mais poderoso, pois os consoles da terra do sol nascente possuíam um sistema de som FM embutido no console, que deixava o áudio dos games com uma qualidade incrível para aquela época, além de serem retro-compatíveis com os games do SG-1000.



Outros Nomes: SC-3000, Mark, Mark II, Sega Game 1000

Ano Lançamento: 1983

Data / Regiões de Lançamento:

Europa
15/07/1983 - Japão
Outras regiões

Fabricante: SEGA


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos