Consoles

Odyssey²

Console da segunda geração dos videogames. Lançado nos Estados Unidos em 1978 e aqui no Brasil em maio de 1983, lançado pela Philips (no Brasil ele foi lançado apenas como Odyssey, pois o primeiro Odyssey, um aparelho bem mais rústico e primitivo que foi o primeiro videogame lançado na história em 1972 nos Estados Unidos, não foi lançado oficialmente pela Philips por aqui).

 

O console fez bastante sucesso por aqui, pois a Philips ofereceu um ótimo suporte para o aparelho. Era comum encontrar jogos para ele sendo oferecidos nas lojas. Além do mais, alguns jogos foram trazidos para o Brasil com temas locais, como o jogo Pick-Axe Pete que chegou aqui com o nome de Didi na Mina Encantada, em alusão ao mais famoso Trapalhão, Didi Mocó.

 

Além disso, o console trazia uma gama de jogos de qualidade, como o Come-Come (clone descarado do Pac-Man, mas que trazia uma jogabilidade muito mais interessante), Tartarugas (game lançado pela Konami, também no estilo de labirinto), Senhor das Trevas, Popeye (mais divertida que a versão lançada para o Atari 2600), dentre outros.

 

Ainda foram lançados jogos especiais, em que eram mescladas as ações do game com um jogo de tabuleiro que acompanhava o cartucho, tudo isso em uma edição de luxo, bem no estilo das atuais edições de colecionador.

 

O Odyssey chegou a fazer mais sucesso aqui do que nos Estados Unidos. Mesmo assim, não foi páreo para o Atari 2600, que continuou dominando o mercado pois o Odyssey, apesar de ser um console muito bom, era considerado pelo público como inferior ao Atari em termos gráficos (de fato ele possuia um hardware inferior) e isso fez diminuir o interesse por ele. Ele foi descontinuado em 1984 (por aqui ele durou alguns anos mais), vendendo aproximadamente 2 milhões de unidades pelo mundo.

 

 



Outros Nomes: Odyssey 2, Odyssey, Videopac

Ano Lançamento: 1978

Data / Regiões de Lançamento:

Brasil
Europa
Japão
Estados Unidos

Fabricante: Philips / Magnavox


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos