Microsoft Xbox 360

Kinect Star Wars

Jogo de ação e aventura 3D, com fases de dança e corrida. O jogo funciona apenas com a utilização do sensor de movimentos Kinect. Lançado exclusivamente para Xbox 360, nesta versão regular e também em platinum collection e versão bundle com uma edição especial do console.

 

Lançado em 2012 pelas mãos da Terminal Reality e Microsoft Game Studios exclusivamente para Xbox 360, Kinect Star Wars foi a estréia da franquia com o sensor de movimentos da Microsoft. Há tempos tenho ele aqui na coleção, mas os reviews e críticas na época foram tão devastadores que acabei nunca dando atenção ao game. Soma-se a isso também a função que é jogar com o Kinect. Você precisa de bastante espaço… Pera, eu disse bastante? Não, precisa de mais espaço ainda, coisa que as casas modernas não possuem muito né? Pelo menos a minha não.

 

Além disso coisas como iluminação e a roupa que você usa (sim, usar roupas claras favorece o funcionamento do Kinect) também influenciam no funcionamento ou não do bicho. Todas essas coisas desanimam o jogador na hora de pensar em usar o famigerado acessório. Mas, graças ao Mical Xbr do VGDB, vulgo Mimi, que insistiu para que este fosse um dos jogos escolhidos para o Nunca Joguei, aqui estou eu, pronto para encarar esse desafio.

 

No geral, o jogo apresenta gráficos medianos. O som é sensacional, como quase todos os jogos modernos de Star Wars, afinal a trilha sonora ajuda demais né? Outro problema percebido: o tempo de loading é bem grande, algo incomum nos tempos atuais. O game possui vários modos de jogo. No principal, chamado de Jedi Destiny: Dark Side Rising, você entra na pela de um padawan, sendo treinado pela Jedi Mavra Zane. Durante o treinamento você irá enfrentar várias fases de ação, com muitas batalhas com seu sabre de luz. É sem dúvida o principal modo do jogo. A história dele é bem contada e interessante. O começo é bem monótono, pois o jogo passa por uma série de tutoriais, necessários mesmo para você aprender como jogar, mas ainda assim, bastante chatinhos.

 

É no tutorial que você percebe que a detecção dos movimentos no game não é lá essas coisas. Isso atrapalha a jogatina? Atrapalha, mas não torna o game injogável. Passados os tutoriais, a coisa esquenta: você começa a participar das batalhas e aí o jogo fica bem legal. Se não é o cansaço por ter que fazer todos os movimentos, não daria vontade de parar. Diante de todos os reviews negativos, sem dúvida  me surpreendi positivamente aqui.

 

Outro modo do jogo é o Duels of Fate, modo que é bloqueado no início, mas que basta passar da primeira fase do modo Jedi Destiny para desbloquea-lo. Nada mais é do que um modo no estilo boss rush, onde você entrenta diversos inimigos sempre no modo duelo do jogo, que basicamente é uma luta que funciona com turnos, onde primeiro você se defende, depois faz uma disputa de força e por fim você ataca. Esse lance de turnos estragou a diversão que um modo duelo teria. Sem dúvida uma infeliz escolha. Se as ações fossem livres, tornaria o game muito mais interessante. Mas decidiram pegar a parte mais chata do Jedi Destiny para criar esse modo. Fuja dele sem dó.

 

Outro modo existente no jogo é o Podracing, que como o nome diz, é a corrida de pods que rolou no Episódio I. Para a minha surpresa, neste modo a movimentação funciona razoavelmente bem, o que torna o jogo bastante divertido. Vai matar a saudade de todos que jogavam sem dó Star Wars Episode I Racer no Nintendo 64, Dreamcast, Game Boy Color e PlayStation 2.

 

Olha, uma coisa a gente tem que respeitar em Kinect Star Wars: tem modos de jogo para todos os gostos. Já falei vários e ainda tem mais dois. Um deles é o Rancor Rampage, uma divertidíssima brincadeira de Godzilla dentro do universo Star Wars: você controla um Rancor e tem que sair destruindo tudo pela frente. Muito divertido mesmo. Criatividade a mil dos desenvolvedores.

 

E para fechar, a cereja do bolo (#sqn): o modo Galactic Dance Off, que é um jogo de dança de Star Wars, com músicas cantadas próprias inclusive. Bizarro ao extremo, mas chega a ser engraçado ver os icônicos personagens fazendo as dancinhas. Não curto jogos de dança, mas a pedidos do Micael, e em caráter científico de preservação da história dos videogames, me aventurei um pouco nesse modo. Meu parecer: para quem curte jogo de dança, é válido. Foi uma adição interessante ao jogo, apesar das críticas sofridas.

 

Meu parecer geral sobre Kinect Star Wars: pra começar, se um jogo sofre severas críticas em reviews, não leve isso tanto em consideração não. Veja o caso aqui: um jogo pra lá de criticado, que no geral, foi uma experiência bem agradável. Ele possui modos pra lá de divertidos como o podracing e o Rancor Rampage, além do modo Jedi Destiny valer a pena jogar também. Está longe de ser perfeito, mas sem dúvida é uma experiência maneira para quem é fã da franquia.

  • Ano lançamento:2012
  • Fabricante: Microsoft Game Studios, Terminal Reality
  • Franquias: Star Wars
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 3D, Ação, Aventura, Corrida, Dança
  • Formatos: DVD, Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Austrália05 / 04 / 2012
Brasil15 / 10 / 2013
Estados Unidos03 / 04 / 2012023272344788
Europa03 / 04 / 2012885370316100
Japão05 / 04 / 2012TED-000224988648807617
Outras regiões03 / 03 / 2012TED-00007

Vídeos

Parceiros