Nintendo Switch

Slipstream

Jogo de corrida com automóveis, estilo arcade, desenvolvido pela Ansdor e publicado pela BlitWorks. Além do Switch, o game também foi lançado para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series e nos microcomputadores Macintosh e PC.

 

Slipstream é uma homenagem muito bem-feita aos jogos de corrida de arcade dos anos 80 e consoles dos 90. Traz o efeito de escalonamento dos cenários direto dos arcades da Sega em um pseudo-3D muito bonito e satisfatório. Para ajudar a entrar no clima, há opções de imitar um monitor CRT (famosa TV de tubo) e cores NTSC que as TVs da época não codificavam muito bem dando uma aparência única e sofrível.

 

Feito praticamente sozinho pelo mineiro Sandro Luiz de Paula, também conhecido como Ansdor. O game traz músicas do sound designer Stefan Moser da Carolina do Sul. Slipstream nasceu de um Kickstarter em dezembro de 2015 e lançado para PC em 2018. Por não ter atingido todas as metas acabou ficando sem todas as promessas como mais carros, mais músicas e um modo online.

 

Falando em música, a trilha sonora original com 9 faixas exclusivas no estilo synth pop e jazz fusion dão o clima dos anos 90 ao jogo. O legal é que ao pausar o título, podemos escolher qual música ouvir a partir das saudosas fitas k7.

 

A jogabilidade tem um sistema interessante que soma drifting, a arte de fazer curvas derrapando, e o Slipstream que dá nome ao jogo. Literalmente como um "fluxo de ar", é a velocidade que se ganha ao pegar o vácuo de um carro a sua frente. Outro comando é o já famoso rewind para voltar no tempo e tentar refazer uma curva ou ultrapassagem malsucedida.

 

Você derrota rivais, estes com a arte no melhor estilo Rock ‘n Roll Racing que ficam te provocando e também reclamando quando você usa o recurso do Rewind enquanto eles não podem. Algo curioso de ver.

 

São cinco modelos de carros com estilo de pilotar diferentes entre os que fazem melhor curva e os piores,  porém mais rápidos. Existem 24 troféus para coletar e um modo tutorial para ensinar o básico. Na versão do Switch, você pode jogar multiplayer de até quatro jogadores offline caso tenha controles extras, claro.

 

No Single Player há seis modos para agradar todos os gostos.

 

No modo Grand Tour, você tem uma mistura de Out Run clássico como sua versão moderna de 2006, na qual pode escolher os caminhos que levam para cada cenário enquanto enfrenta o trânsito e desafiando rivais em cada etapa das fases.

 

Corrida Única, como o nome diz, você escolhe a pista, quantas voltas, carros etc.

 

O modo Grand Prix é o segundo modo principal trazendo quatro campeonatos que você disputa cinco provas com um grid de 12 carros. As pistas, que eram trajetos, se tornam circuitos de quatro voltas levando o jogo para o saudoso Super Mônaco GP, com direito a uma silhueta do troféu bem característico aos fãs de F1.

 

Há a opção de ligar um sistema de customização que a cada vitória, você recebe créditos que podem ser usados para melhorar sua aceleração, velocidade final e controle na pista, dando aquela lembrança de Top Gear 2.

 

Já Cannonball é uma mistura dos dois modos anteriores, no qual você escolhe entre ter ou não trânsito, pode colocar até 30 carros no grid e ainda as pistas são trajetos que vão mudando o cenário cada uma com seu rival.

 

O Time Trial como o nome já diz você bate o tempo da pista e depois corre contra o seu próprio fantasma. E finalmente o Battle Royale, que pode escolher o modo contra quatro a 16 pilotos correndo em pistas aleatórias. O último colocado é eliminado até restar o campeão.

 

Slipstream é o futuro dos jogos de corrida arcade?

 

Slipstream é lindo e diversificado, com certeza vale a pena a aquisição. Porém, a promessa do desenvolvedor de que seria o "próximo Out Run", na minha opinião, não chegou a acontecer. Apesar de competente, a trilha sonora não faz jus a essa promessa e acaba sendo inevitável a comparação com as clássicas músicas do arcade da Sega.

 

A jogabilidade ficou muito mais para um Highway Battle, que é uma excelente franquia totalmente baseada em drift, mas acaba acontecendo uma grande dependência do rewind, que será usado frequentemente, porque nas pistas praticamente não existe sinalização.

 

Além disso, o cenário em homenagem aos antigos arcades traz lados que são quase sempre geminados. Por não ter qualquer aviso na tela do que virá pela frente, isso acaba prejudicando um pouco a diversão, pois 99% das curvas são longos drifts. E digo longos a ponto de achar que as pistas são quase em espirais de asfalto. Com isso, perdemos a noção de quando a curva vai acabar ou ficamos distraídos com os rivais na pista. Isso resulta em batidas inevitáveis.

 

Desenvolvido por Ansdor Games e distribuído pela espanhola Blitworks, Slipstream estará disponível em 7 de abril de 2022 no PS4/5, XBOX e Nintendo Switch.

 

Se está atrás de outros jogos de corrida indies, confira a página da loja Player Dois, parceira do VGDB!

 

Análise feita por Micael XBr, com código cedido pela distribuidora.

  • Ano lançamento:2022
  • Fabricante: BlitWorks, Ansdor
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: Arcade, Automóvel, Corrida
  • Formatos: Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Vendido somente em mídia digital
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Brasil7 / 4 / 2022eShop Alemão Espanhol Francês Holandês Inglês Italiano Português Brasil
Estados Unidos7 / 4 / 2022eShop
Europa7 / 4 / 2022eShop

Vídeos

Parceiros