Super Nintendo

Gradius III

Jogo de tiro 2d (shmup horizontal). Além da versão do Super Nintendo, o game também foi lançado para Arcade e Wii (Virtual Console), bem como nas coletâneas Gradius III and IV (PlayStation 2) e Gradius Collection (PSP).

 

Gradius III é o terceiro título da franquiaGradius é uma das mais tradicionais franquias do gênero de shmup e esse título figura dentre os princpais jogos desse estilo do Super Nintendo.

Enredo

A maioria dos jogos da série relata a batalha dos habitantes do planeta Gradius contra um ser biológico que se multiplica, inclusive infectando planetas de maneira parasitária. Este ser se chama Bacterian (nos manuais antigos, relatado como Bacterion) e em Gradius III novamente enfrentaremos ele.

Jogabilidade

O sistema de upgrades em Gradius tem uma característica muito particular. Acumulamos cargas de power up e utilizamos da maneira como preferirmos, investindo em velocidade, tipos de tiro alternativos, seguidoes, escudos entre outros, cada um representado como um item na barra de power up. O Gradius III ainda permite que escolhemos qual tipo de upgrade utilizar, algo que escolhemos no começo do jogo, adaptando para o tipo que mais agrada cada jogador.

O jogo possui 10 fases e é loopavel, ou seja, após concluir ele reinicia da primeira fase, mantendo pontuação e power ups, no entanto com uma dificuldade maior.

Existem atalhos que podem encurtar a jogatina, no entanto o sistema de check points costuma dificultar muito os jogos de nave, já que ao morrer perdemos todos os upgrades e a nave é posicionada no checkpoint mais próximo.

Curiosidades

Se formos utilizar o clássico Konami Code que tanto ajudava nos jogos anteriores, a nave explodirá. Para obter os bonus, no entanto, basta substituir o esquerda pelo botão L e o direita pelo botão R.



Ano Lançamento: 1990

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos13 / 08 / 1991
Japão21 / 12 / 1990

Fabricante: Konami Computer Entertainment Tokyo - KCET