Super Nintendo

Darius Twin

Jogo de tiro (shmup horizontal). Além do Super Nintendo, o game também foi lançado para Wii e WiiU (ambos no virtual console).

 

Darius Twin foi o terceiro jogo lançado da franquia Darius, famosa franquia conhecida por enfrentarmos monstros marinhos no espaço, que teve seu lançamento entre 2 gigantes do gênero, Gradius da Konami, lançado em 1985 e R-Type da Irem lançado em 1987. O primeiro Darius ficou famoso por ter uma cabine gigante em que tínhamos 3 monitores 4:3 de 19 polegadas lado a lado, formando o atípico aspect ratio de 4:1, além de entradas para fones para os dois jogadores.

 

Já em 1989 chegou Darius II nos arcades no Japão, mas talvez vocês conheçam esse jogo pelo seu nome ocidental, Sagaia. Foi então que em 1991 foi lançado Darius Twin, o primeiro jogo que não sairia nos arcades, e sim num console caseiro.

 

HISTÓRIA

A história da franquia é um pouco complicada e sua linha do tempo já foi alterada algumas vezes sendo que eu encontrei 3 linhas diferentes relacionando os diversos jogos da franquia, mas para deixar de uma maneira simplificada, Darius é um planeta que foi descoberto e colonizado pela civilização de Amnelia, fato ocorrido durante G-Darius. Quase 2000 anos depois, a civilização de Amnelia já é praticamente considerada uma lenda e o planeta Darius declara sua indepenência, iniciando assim a era de Darius.

 

Tempos depois, Darius sofre um ataque de Belser - pelo que pude entender, Belser é uma civilização, embora em alguns momentos seja relatados assim, mas em outros parece ser um indivíduo -, causando uma grande guerra no planeta Darius. As forças de Belser são repelidas, mas o planeta sofreu demais com essa guerra, forçando os dariusites a imigrar para outros planetas, sendo que a maioria deles imigra para os planetas Valdis e Orga, este último, descoberto por Proco e Tiat, pilotos do primeiro jogo da franquia.

 

Muito tempo depois, os dariusites residentes no planeta Valdis resolvem voltar a seu planeta natal, e essa jornada de Valdis a Darius é em que se passa o jogo Darius Gaiden. Após muitos séculos, Proco Jr e Tiat Young, que imagino serem descendentes do Proco e Tiat originais, recebem um pedido de socorro de outros descendentes de Darius, dessa vez no sistema solar, e é aqui que se passa Darius II, onde fazemos o percurso do Sol até Júpiter.

 

Finalmente chegamos em Darius Twin, o quinto jogo na linha do tempo da série Darius. Nele, as forças de Belser voltam a atacar, conquistando novos planetas, se aproximando cada vez mais do planeta Orga, fazendo com que o centro de comando da federação galática que ali se encontrava lançasse um contra-ataque, sendo que percorremos diversos planetas até o planeta Darius combatendo as tropas de Belser.

 

Ainda existem jogos que eu não citei aqui, como o Darius Force e a série Darius Burst, mas por ora vamos nos concentrar em Darius Twin.

 

JOGABILIDADE

Nas opções de jogo podemos alterar o número de vidas com que começamos. O padrão é 3 vidas, mas podemos alterar essa quantidade para um mínimo de 1 e um máximo de 8 vidas. Também temos um sound test e a opção de alterar a dificuldade, fácil ou normal, e desligar o rapid fire caso vc seja louco.

 

Podemos jogar de dois jogadores simultâneos e os controles são bem simples, temos o botão START, para começar o jogo e pausar, o botão B que faz uso das armas periféricas e o botão Y para o tiro principal, sendo que os controles não são customizáveis. Temos um sistema clássico de power ups na série Darius baseado no que é chamado de cubos do poder, que são cubos de diferentes cores que agem de diferentes maneiras.

 

Os cubos vermelhos irão aumentar um nível o poder de fogo da arma principal. E os cubos verdes irão aumentar um nível o poder de fogo na nossa arma periférica. Os cubos azuis habilitam um escudo que vai ficando mais resistente conforme coletamos mais cubos adicionamos camadas a esse escudo e ele vai ficando mais resistente, passando de azul para prateado e em seguida dourado. Os escudos são excelentes para absorver o dano de tiros menores, mas não se arrisque a tomar tiros maiores ou em colisões com os inimigos.

 

Esses foram os cubos básicos do sistema de power up de Darius Twin, agora vamos para 3 itens mais raros: o primeiro é um cubo amarelo, ele representa uma bomba que causa dano em todos os inimigos da tela quando utilizado; o segundo é um cubo laranja, que nos dá uma vida extra, mas só tem 2 ao longo da trajetória do jogo; o terceiro é uma esfera vermelha engradada que altera o nosso tipo principal, do photon power disc para o segmented laser wave beam e vice-versa, também somente 2 desse item são encontrados ao longo do jogo.

 

Uma característica do jogo é que quando perdemos uma vida continuamos com o mesmo nível de poder de fogo da arma principal e da arma periférica e quando pegamos um cubo azul, o escudo volta para o nível máximo que estava antes de morrermos, o que facilita muito o jogo.

 

Assim como nos outros jogos da franquia, passamos por diversos planetas, escolhendo nossa rota, mas Darius Twin é o único da série que possui a trajetória selecionável e uma única fase final. Falando em final, Darius Twin tem 5 finais diferentes, com métodos bem diferentes de alcançá-los!

 

DESAFIO

Eu considero Darius Twin um ótimo jogo para quem está começando nos jogos de nave, já que o fato de não perder os power ups quando morre deixa o jogo bem menos frustrante, no entanto sua ultima fase pode representar um grande desafio. Toda fase tem um grande chefe a ser derrotado no final, sendo que a maioria deles, incluindo o ultimo, são muito fáceis.

 

Também encontramos 4 tipos de sub-chefes ao longo de nossa jornada. 2 deles são bem fáceis, 1 apresenta um desafio médio pela geografia da fase, mas tem um que é um capeta, o maldito Radiator, inspirado em um caranguejo eremita que atira cinco anéis de energia que muitas vezes te matam com um 
único toque.

 

O desafio mesmo acontece na última fase do jogo, onde por um tempo determinado enfrentamos apenas subchefes, tendo 3 na tela ao mesmo tempo, quando um morre ou foge, outro entra no lugar. O problema é que tudo depende de sorte. Pode ser que apareçam dois caranguejos da morte de uma só vez, o que vai complicar demais o seu jogo.

 

DICAS

Caso vocês queiram terminar Darius Twin pela primeira vez, recomendo três coisas:

1) Faça a trajetória de cima, passando pelos planetas A-B-D-E-G-J-L, que é um caminho mais fácil, principalmente fugindo dos planetas H e K;

2) Na terceira fase, planeta D, pegue o item que troca o tipo de tiro principal. O laser começa pequeno, mas fica bem mais amplo e seu dano é bem maior que o disco, além de que ele atravessa inimigos e paredes, uma arma que deixa o jogo muuuito mais fácil;

3) Na fase final, existem pontos cegos que você pode se proteger da maioria dos inimigos, mas não de todos. Fiquem na torcida para que apareçam o mínimo de caranguejos possíveis!

 

O caminho principal para se terminar o jogo é passando pelos planetas H e K, justamente aqueles que falei que tornam o jogo mais difícil. As fases são mais difíceis e os chefes são diferentes, inclusive o chefe da fase K vem com um tema épico que só toca nessa batalha.

 

Existe um código para começar com 50 vidas, para isso temos que deixar o cursor no modo de jogo que iremos jogar, 1 ou 2 players, segurar os botões L e R no controle 2, select no controle 1 e apertar Start no controle 1, mantendo todos os botões pressionados.

 

Review e vídeo do Vigia (Jogatinas Saudáveis)



Ano Lançamento: 1991

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Europa22 / 04 / 1993
Japão29 / 03 / 1991
Estados Unidos
Outras regiões

Fabricante: Taito Corporation



Vídeos