Saturn

Burning Rangers

Jogo de ação 3D em plataforma. Lançado exclusivamente para Saturn.

 

Clássico em terceira pessoa do Saturn, desenvolvido pela Sonic Team, teve seu desenvolvimento iniciado um pouco após o lançamento de Christmas Nights (uma demonstração de Nights into Dreams... que acompanhava o console nos pacotes do final de 1996 no Japão). No game joga-se com um personagem participante de um grupo de "bombeiros do futuro" que precisam salvar vítimas presas em grandes instalações a beira do colapso.

 

Para apagar o fogo o jogador deve utilizar uma espécie de pistola laser que é capaz de neutralizar as chamas para abrir caminho, além disso o jogador conta com o uso do jetpak, onde além de ter o famoso pulo duplo, faz o jogador voar uma pequena distância e também desviar de ocasionais explosões proximas ao jogador.

 

Além das mecânicas já expostas o jogo possui caracteristicas inéditas para sua época, além de ter movimentação 100% em 3D o jogo utiliza como base diálogos durante o gameplay (como se fosse um walk-talk, mas sem parar o jogo) para guiar o jogador pelas salas, inúmeros avisos são dados, além é claro da posição tanto dos sobreviventes quanto dos perigos. Um dos pontos curiosos é como o caminho é traçado, pois ao contrário dos jogos do estilo de sua época que costumavam ser lineares, tanto salas quanto os próprios caminhos entre elas são constantemente modificados.

Curiosidades:

*Foi um dos últimos jogos lançados na América e Europa, sendo assim um dos jogos mais raros do console, em contra partida a versão japonesa é até fácil de encontrar, motivado pelo sucesso do jogo e do console no Japão;

*Foi o último jogo feito pela Sonic Team no console;

*Um dos conceitos do jogo era fazer o contrário do que era feito nos jogos em sua época, ao invés de matar as pessoas, você deveria salva-las;

*O jogo teve suas cutscenes feitas pelo mesmo estúdio do lendário Akira, o TMS Entertainment, que já havia trabalhado com a Sega em Astal e Sonic Jam;

*Esse é um dos poucos jogos com movimentação de câmera livre que possue efeitos de transparência, pois para ter efeitos de transparência no Sega Saturn era necessário usar de tecnicas muito especificas;

 

Texto e fotos do colaborador Alexandre Henrique Bragança Petri.

 

O game vendeu aproximadamente 60 mil unidades no Japão (fonte: vgchartz).



Ano Lançamento: 1998

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Brasil
Europa
Japão26 / 02 / 1998
Estados Unidos31 / 05 / 1998

Fabricante: SEGA, Sonic Team