PC

RACE 07: Official WTCC Game

Jogo de corrida 3D com automóveis, estilo simulação, desenvolvido pela Simbin e publicado pela própria empresa, pela Atari SA, pela Viva Media e pela Libredia, exclusivamente para PC.

 

A WTCC é um dos campeonatos de turismo promovido por um canal de televisão esportivo europeu e é sancionado pela FIA. Criada em 1987, nesta categoria passaram pilotos consagrados do automobilismo nacional, como o Cacá Bueno (2011), João Paulo de Oliveira (2009) e Augusto Farfus (2005-10) - que foi o piloto brasileiro mais sucedido na categoria, com 17 vitórias. Mais vitórias do que o piloto mais famoso de rally, que também competiu na categoria, como o Sebastian Loeb (2014-5), que teve seis vitórias. Mesmo não sendo uma categoria muito conhecida no Brasil, ela teve um jogo oficial lançado em 2007, desenvolvido pela SimBin Studios, com um nome super criativo que levaram 7 segundos para pensar. Race 07. Jogo que iremos conhecer hoje.

 

O jogo apresenta o calendário da temporada 2006 e 2007 da WTCC. A curva de aprendizado do jogo é bastante rápido. Principalmente para quem já jogou outros simuladores no passado, como RFactor ou GT Legends, desenvolvido pela mesma empresa dois anos antes. É tranquilo conduzir este carro sem ajudas de pilotagem. Quanto à inteligência artificial, ela costuma sim te atacar e nota-se algumas disputas na pista, mas se envolve em acidentes de forma desnecessária, quase assassinando seu colega de profissão.

 

Excelente possibilidade de falar dos danos do jogo. Os carros de Fórmula que estão presente desmancham que nem lego. Os aerofólios dianteiros e traseiros se desprendem completamente do carro, coisa que sinto falto nos jogos de hoje. A dirigibilidade quando anda sem aerofólio esperava ser mais indirigivel. Apenas sentia que o carro saia um pouco mais de frente, mesmo comportamento de quando você perde uma aleta do aerofólio dianteiro. Uma mudança sutil na condução do carro. Quando quebra a suspensão, aí sim, o carro desalinha e dependendo do acidente, é fim de corrida. O carro também é capotável e pode pegar até fogo dependendo da colisão. E os carros de turismo nota-se alguns amassos (cenas externas em Zandvoort). Poderiam ter mais destroços.

 

Outro aspecto que me chamou a atenção é a customização do regulamento de corrida. Dá para escolher a corrida tanto em número de voltas, quanto em tempo de duração. Um detalhe é que se o tempo acaba, é bandeirada final, diferentemente de outras categorias que tem a regra de tempo + 1 volta, quando zera o cronômetro e o primeiro colocado não cruzou a linha de chegada. Dá para mudar o formato de largada, se é em andamento ou largada parada e se os pilotos devem ou não fazer o pit stop obrigatório. Sobre isto, é meio complicado mexer em estratégia de parada durante a corrida. É recomendável criar um preset antes. Não há animação de mecânicos na parada. E, quando diversos pilotos da inteligência artificial cumprem a parada obrigatória, é bagunçado e zoado. Muitos se enrolam para realizar uma parada e não estranhe se um carro atravessar o outro.

 

Há apenas três condições climáticas fixas: seco, Chuva e Chuva Forte. A chuva forte, analisando bem, parece aquela condição de pista intermediária, sendo muito otimista. Não espere poças fotorrealistas num game de 2007. O carro forma trilhos e sobe o spray d’água, mesmo de forma não muito convincente. Poderiam ter feito que nem no F1 Championship Edition que há um filtro que dificulta a visão do piloto, simulando chuva forte. Mas em quesito de jogabilidade, mesmo assim exige uma condução mais sutil e paciência para pilotar sem cometer erros.

 

Eu mencionei anteriormente sobre conseguir dirigir, sem grandes problemas, sem auxílios de pilotagem. Porém uma das ajudas senti muita falta, que é aquela linha de trajetória ideal. Embora não a utilize na maioria dos simuladores, o calendário ou line-up das pistas da categoria contém traçados de locais nas quais não estou acostumado a correr. Isto porque tenho uma bagagem de anos de jogos de corrida. Mescla circuitos conhecidos, inclusive aqui no Brasil, representado pela pista de Curitiba, o mesmo presente no Automobilista onde recebia a Stock Car. Outros lugares que você conhece, devido à serie do Por Dentro dos Circuitos, como Anderstop, na Suécia e Macau. Uma pista de rua com curvas consecutivas. As setas de cor verde, amarelo e vermelho que aparecem na tela não dá a mesma precisão de um traçado desenhado no chão porque avisa muito em cima da curva. E circuitos completamente desconhecidos do universo dos simuladores, como a pista fictícia de Vara. Circuito de rua de média velocidade com zebras largas, e a pista de Pau. Pista na frança com calçadas faz capotar o carro em 360 graus e curvas tão apertadas que você a faz a incríveis 30 KM/H!!!! aliado a pequenos trechos de reta e, caso rode, você tapa a passagem de praticamente todo mundo. Sem mencionar o circuito português do Porto. Trecho da pista que causa até congestionamento. Quando encontra um trecho de reta, colocam uma chicane improvisada, um pouco antes do grid de largada. Os circuitos de rua de Race 07 faz os circuitos de rua da Fórmula E serem excelentes! Sem contar as pistas bônus que são variações de algumas pistas presentes no calendário da WTCC, dando um total de cerca de 30 traçados para correr.

 

Embora seja um jogo oficial da categoria WTCC, há uma pequena variedade de carros, como a Fórmula BMW, com todo mundo com a mesma skin. Preguiça dos desenvolvedores da SimBin. Fórmula 3000 Masters e Fórmula RaceRoom, o carro mais rápido do jogo que seria o equivalente a Fórmula 1, com aquele som de motor que vai ficar na saudade. Tem também carros clássicos da WTCC, de 1987, quando a categoria foi inaugurado. Opções não faltam para o jogador.

 

E este foi Race 07. Um jogo que graficamente é um pouco superior ao RFactor 1 em nível de detalhes, com animação na câmera onboard e troca de marchas, customização no regulamento de corrida e uma jogabilidade de fácil aprendizagem. Vale a pena experimentá-lo. Só tome cuidado nas disputas contra a inteligência artificial para ela não te matar e também contra o Flagamer, caso o encontre no deserto lobby online no multiplayer. Possui poucos modos de jogo e tem um fator replay praticamente nulo, mas para um jogo que tem um custo ridículo de barato e roda em praticamente todo computador de hoje em dia, colocando na balança, ainda sim é um bom custo-benefício para um jogo de curta duração.

 

Texto de Lucas Flagamer.

  • Ano lançamento:2007
  • Fabricante: Atari SA, Viva Media, Simbin / Sector3 Studios, Libredia
  • Franquias: Race (Simbin)
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 3D, Automóvel, Corrida, Fórmula 1 / Fórmula Indy / Fórmula, Simulação
  • Formatos: DVD, Mídia Digital
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Desura, Steam
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Austrália1 / 11 / 2007
Brasil
Estados Unidos9 / 10 / 2007838639003877
Europa12 / 10 / 20073546430134894

Vídeos

Parceiros