Neo Geo Advanced Entertainment System

The King of Fighters '97

Além do Neo Geo AES, o game também foi lançado para Arcade (MVS), Neo Geo CD, PlayStation, PlayStation 3, PlayStation 4, PSP, PS Vita, Saturn, Switch, Wii, Xbox One e dispositivos móveis, bem como na coletânea The King of Fighters Collection: The Orochi Saga (PlayStation 2 / PlayStation 4 / PSP / Wii). O game ainda foi relançado com algumas modificações (versão Global Match) para PlayStation 4, PS Vita e PC.

 

Com os gráficos melhorados já a partir de KOF 96’, a nova edição traria o final da saga de Orochi, iniciada em KOF 95. Sobre a jogabilidade, agora ela fica mais complexa pois temos 2 modos de jogo que deve ser selecionado antes da escolha dos personagens, vamos a eles:

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  • Extra ( baseado em KOF 94’) : Aqui temos a esquiva da versão 94, dois tipos de pulos e a barra de POWER preenchida pressionando A, B e C. Dois toques para frente e para trás acionam o mini salto (forward and back Step);
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  • Advance ( baseado em KOF 96’) : Aqui temos a esquiva da versão 96 porém não é necessário o timing preciso, sendo mais simples de utilizar, quatro tipos de pulo e para se utilizar especiais e outras habilidades é necessário acumular bolinhas verdes chamadas POW, que se formam quando se ataca ou defende. Pode-se acumular até 3 bolinhas;
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  • Tanto a barra de POWER quanto as bolinhas são utilizadas da mesma forma, para deixar o personagem mais forte ( no modo EX pressione A,B e C ate a barra encher e no ADV após ganhar uma bolinha pressiona A,B e C para estourá-la) e, poder utilizar os Super Especiais, ou SDM (Super Death Moves). Para estes é necessário encher a barra de power no modo EX ou estourar uma bolinha no modo ADV (mas tendo pelo menos outra guardada. Caso tenha três, você consegue soltar até 2 SDM) e, o life deve estar vermelho com pelo menos uns 30%;
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  • É possível cancelar golpes em especiais e Super-Especiais, aonde alguns personagens possuem golpes de ligamento. Ex : Terry pode utilizar soco forte próximo que dá 2 hits, mas também pode usar a backhand (frente mais soco fraco) e em seguida soltar o especial ou Super E. no timing certo;
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  • Nos dois modos, com a barra de Power cheia ou com bolinhas acumuladas, você pode utilizar a Super Esquiva (quando o adversário atinge sua defesa, coloque para frente mais A e B) que é uma esquiva mais rápida permitindo um contra-ataque, ou um Counter Attack (quando o adversário atinge sua defesa, coloque para frente mais C e D) que é um contra-ataque rápido que derruba o oponente.

 

O jogo possui um modo história muito bom. Muitos personagens saem nesta edição, mas outros fazem sua estréia (Yashiro, Shermie, Chris, Shingo, Yamazaki, Blue Mary, Chizuru agora jogável de início) e temos os famosos combos que tiram até 100% da energia. A série continuava um sucesso e assim como Tekken, cada novo jogo superaria o anterior, até a versão 98’. Mesmo sendo um sucesso nos arcades o jogo tinha alguns defeitos que não eram pequenos como os slowdowns (muitos objetos na tela deixavam o jogo lento) e isso era o suficiente para deixar a jogabilidade frustrante. Mas mesmo com esses problemas, é um bom game.



Franquia: The King of Fighters / KOF

Outros Nomes: The King of Fighters 97, KOF 97

Ano Lançamento: 1997

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos25 / 09 / 1997232 Inglês
Japão25 / 09 / 1997NGH-2324964808101191 Japonês

Fabricante: SNK / SNK Playmore

Lançamento: Oficial

Gêneros: 2D,Luta

Formatos: Cartucho



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