Conheça a saga Fatal Fury nos arcades

Por Ricardo Syozi

Com a SNK mantendo viva a chama de suas franquias de luta com The King of Fighters e Samurai Shodown, uma série que me traz bastante nostalgia é Fatal Fury. Seu estilo de jogo e elenco cheio de carisma sempre a colocou entre as minhas favoritas do gênero. Mesmo sabendo que um revival é algo muito difícil, decidi separar todos os jogos da saga lançados nos arcades para quem ainda não conhece ou quer lembrar. Confira mais sobre a jornada de Terry, Andy e Joe.

Fatal Fury

fatal fury

O primeiro game da franquia foi lançado em 1991. Ele foi desenvolvido por pessoas que trabalharam no primeiro Street Fighter na Capcom, mas que mudaram de ares e seguiram para a SNK. O jogo traz batalhas de 1x1, com apenas os três famosos protagonistas selecionáveis pelo jogador. Além dos golpes especiais, o destaque da jogabilidade vai para as duas opções de planos no cenário. A batalha final é contra Geese Howard, que viria a ser um dos maiores vilões dos games de luta.

Fatal Fury 2

fatal fury 2

A sequência trouxe a mesma jogabilidade em dois planos e um elenco recheado de futuras estrelas da SNK. Porém, o vilão da vez é Wolfgang Krauser, o irmão de Geese Howard. No geral, poucas mudanças ocorreram nos personagens, mas finalmente o jogador podia escolher quem quisesse para curtir a jogatina. No mais, qualquer fã que já soubesse como jogar o título anterior, começava Fatal Fury 2 com grande vantagem contra os menos acostumados com a peleja. Seu lançamento ocorreu em 1992 nos arcades.

Fatal Fury Special

Special

Assim como Street Fighter 2: Champion Edition apenas atualizou Street Fighter 2, o mesmo ocorreu com Fatal Fury Special. Lançado em 1993, essa obra renova o segundo game da franquia, adicionando novos personagens jogáveis, novos cenários e um novo rebalanceamento. Porém, uma das melhores adições veio com os Desperation Moves, golpes super especiais dos lutadores, que se tornariam padrão nos jogos da SNK. Até hoje, este jogo figura na lista de favoritos dos fãs da empresa.

Fatal Fury 3

Uma das mudanças mais drásticas da série veio com este game lançado em 1995. Novos sprites foram criados para dar um estilo mais parecido com os animes da época. Dessa forma, esta obra é uma das mais belas dentre os títulos Fatal Fury. Carisma é o que não falta. Desde a tela de seleção de personagens à trilha sonora empolgante em cada faixa. Vale ressaltar que é nesta aventura que nomes como Blue Mary, Ryuji Yamazaki e Bob Wilson fazem suas estreias. 

Real Bout Fatal Fury

https://www.vgdb.com.br/gf/fotos/games/media_39102/real-bout-fatal-fury-39102.jpg

Poucos meses após o lançamento de Fatal Fury 3, a SNK decidiu realizar um reboot de toda a franquia. Sendo assim, o estilo artístico foi mantido, distanciando totalmente a série de The King of Fighters. A narrativa do primeiro game foi reutilizada, mas muitos personagens recentes acabaram dando as caras na briga. O destaque vai para os cenários com partes que podiam ser quebradas, além do uso extensivo de combos e especiais. 

Real Bout Fatal Fury Special

real bout fatal fury special

Servindo como um upgrade do título anterior, a versão Special melhorou totalmente a jogabilidade e o balanceamento dos personagens. Outro ponto importante é a reintrodução de personagens como Wolfgang Krauser, transformando neste título como um dos melhores para quem quer conhecer e se apaixonar pela obra da SNK. Um port para o PlayStation 1 foi lançado em 1998 com o subtítulo de Dominated Mind, um ano após o lançamento da versão de arcades.

Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers

O último game da série Real Bout introduziu dois novos personagens: Li Xiangfei e Rick Strowd. Fora isso, a jogabilidade é extremamente similar a de Real Bout Special, apenas com rebalanceamento de personagens. A arte está ainda mais completa e a trilha sonora é a minha favorita de toda a franquia. Por outro lado, a falta de novidades mais claras fez com que os fãs passassem a preferir a versão Special antes dessa.

Garou: Mark of the Wolves

Garou

Até o presente momento, o último jogo de toda a série Fatal Fury foi lançado em 1999. Se passando muitos anos após os primeiros títulos, o único personagem remanescente é Terry Bogard. Ele adotou e treinou o filho de Geese, Rock, um lutador que usa golpes de ambos personagens. A jogabilidade removeu a ideia de dois planos, ou seja, as lutas rolam em um plano único como muitos outros jogos 2D. Golpes especiais e combos continuam, mas a novidade aqui é o sistema T.O.P., que permite ao lutador usar movimentos extras quando a sua barra de vida chegar em certos pontos.

Se quiser conhecer a maioria desses jogos, confira o game Fatal Fury: Battle Archives. Ele pode ser encontrado na loja Player Dois, parceira do VGDB!

De todos os jogos da franquia lançados para os arcades, qual o seu Fatal Fury favorito? Participe do grupo do VGDB com a sua opinião!

Galeria de fotos

Parceiros