A Sinden Lightgun funciona até mesmo em TVs modernas

Por Ricardo Syozi

Todo fã de retrogames curte um jogo de tiro com lightgun. Poder apontar diretamente para a tela e curtir títulos como House of the Dead e Virtua Cop é um passatempo bem divertido. Porém, os periféricos usados em consoles antigos simplesmente não funcionam em televisões modernas. A boa notícia é que isso está mudando com a Sinden Lightgun.

As lightguns mais antigas foram feitas para funcionarem com TVs de tubo, ou seja, com a modernidade batendo na porta, a tecnologia LCD tomou conta, fazendo com que os jogadores não pudessem mais curtir esse tipo de jogatina. Por anos, os fãs do gênero de tiro tiveram que manter televisões CRT em sua coleção para acertar os vilões com tiros certeiros. Felizmente, a empresa Sinden decidiu mudar as coisas.

A Sinden Lightgun funciona em monitores e TVs com tecnologia LCD ou similar. Dessa forma, é possível fazer uso de emuladores de diversos sistemas para curtir jogos de tiro desde Duck Hunt a Time Crisis, por exemplo.

Sinden Lightgun

Como funciona a Sinden Lightgun?

O software da pistola adiciona uma borda fina ao redor da tela do aparelho de televisão. O hardware é um sistema óptico que usa uma borda para calcular visualmente a posição de mira. Há uma pequena câmera no periférico que é usada para encontrar o posicionamento da tela e, assim, garantir os tiros nos jogos. A pistola também pode calcular o ângulo que você está apontando para a televisão e também sua distância relativa. Tudo isso através de um software no computador.

A empresa afirma que a Sinden Lightgun consegue calcular para onde você está apontando na tela mais de 50 vezes por segundo e fornece um cálculo completo de ponta a ponta em menos de 20ms. Aparentemente, a precisão é um ponto forte do item, fazendo com que a jogatina seja muito parecida com o que tínhamos na época.

Vale ressaltar que o acessório faz uso de um software de computador para calibrar e deixar tudo redondo (ou retangular) para a jogatina do usuário. Pelo o que foi apresentado até agora, não é nada plug & play, exigindo um pouco de paciência na hora de configurar a pistola.

O projeto da Sinden Lightgun foi feito todo pelo site Indie Gogo.

Galeria de fotos

Parceiros