Consoles

Telejogo

Console da primeira geração dos videogames. A história do Telejogo começa quando a Philadelphia Storage Battery Company, mais conhecida como Philco, uma empresa norte-americana que produzia baterias de automóveis e componentes eletrônicos, abriu uma filial no Brasil em 1934 para produzir rádios e mais tarde todo tipo de aparelho, desde Televisores até ar-condicionados.

 

Em 1961 a montadora de carros norte americana Ford comprou a Philco para fornecer baterias e toda parte elétrica dos automóveis, então todos os produtos da Philco como TVs e Rádios portáteis saiam nessa época com a marca Philco Ford. Isso aconteceu até 1981 quando a Philco foi vendida para Philips, que detém a marca até hoje.

 

No meio disso, em 1977 a Philco Ford lançou o Telejogo, uma versão brasileira da novidade do momento, o Pong. Baseado no Home Pong da Atari/Sears ele possuía três jogos na memória sendo o próprio Pong, rebatizado de Paredão, além de duas variações, Tênis e Futebol. Os jogadores controlavam os jogos por dois controles embutidos diretamente no console (parecidos com botões de volume).

 

Foi vendido por 1,6 mil Cruzeiros (aproximadamente 1,4 mil Reais) fazendo um enorme sucesso, já que era vendido nas mesmas lojas que os televisores, a ponto de em 1978 lançarem um segundo modelo, o Telejogo II.

 

Processador: Nacional Semiconductor MM57100N - 1.58 MHz

Fotos do Museu do Videogame Itinerante.



Ano Lançamento: 1977

Data / Regiões de Lançamento:

Brasil

Fabricante: Philco-Ford


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos