Arcade

Ninja Gaiden

Jogo de luta 2D estilo  beat'n up (luta de rua). Além do Arcade, o game também foi lançado Lynx e diversos microcomputadores. O jogo também foi lançado para 3DS, Game Gear, Master SystemNESTurbografx-16, Wii, Wii U e dispositivos móveis, bem como na coletânea Ninja Gaiden Trilogy (Super Nintendo), com jogabilidade totalmente diferente (jogo de ação 2D em plataforma). O game ainda recebeu um reboot para Xbox.

 

Um jogo de mesmo nome e estilo teria sido lançado para Mega Drive, porém seria um jogo diferente, mas que jamais chegou a ser lançado, não passando da fase de protótipo.

 

Ao ser contatado por um membro de seu clã que está no Estados Unidos, Ryu Hayabusa fica ciente dos planos de uma organização criminosa que está utilizando os segredos dos ninjas para tomar todo o país. Isso obriga uma mudança dos ares de Tokyo para Nova York, onde o ninja tem uma missão: destruir o mal não importa onde quer que ele esteja.


Shadow Warriors é um side-scrolling beat´n up para dois jogadores com uma variedade de cenários e todos com partes destrutíveis. Basta atirar um inimigo ou eles jogarem vocês em certas partes da tela para destruí-las e revelar power-ups. Nessa época o sucesso dos ninjas nos cinemas americanos criou uma explosão de títulos para os ARCADE´s e depois consoles.


Começando com o grande sucesso da SEGA “SHINOBI” de 1987, houve uma enxurrada de jogos do mesmo estilos porém com uma pitada de comédia, caso de Teenage Mutant Ninja Turtles e Caveman Ninja “Joe e Mac”, que brincavam com os ninjas mais que fizeram sucesso imediato.

 

CURIOSIDADES
Lançado em Fevereiro de 1989. Este jogo é conhecido nos EUA como "Ninja Gaiden", e no Japão como "Ninja Ryukenden". O nome Shadow Warriors foi usado tanto nos EUA quanto na Europa.


Nos chefões que são dois lutadores de luta livre de cara pintada e possível ouvir uma música que lembra bastante à música da banda Black Sabbath – Iron Man.


Na fase 4 no final do estágio é possível ver o rosto de Nostradamus esculpido na montanha ao fundo e um pentagrama no centro da tela com o ano de 1999 dentro dele.

 

Na fase 5 no muro de pedra, está pichado o nome de um jogo clássico da TECMO: RYGAR.


O último estagio possui várias imagens estranhas, como quadros de pedras voadores, estatuas de demônios, uma parede feita de rostos. Essa fase e dividida em três partes no final da primeira e possível ver um vitral de uma mulher sendo queimada na fogueira. No final da segunda parte pode-se ver um gigantesco quadro com a imagem de Nostradamus. E na última parte, onde se enfrenta o chefão final, ao fundo existe o desenho de uma caveira e uma mulher com roupas sadomasoquistas, além de um corpo dilacerado amarrado a correntes e o pentagrama no centro da tela.


Nas cutscenes entre cada estágio Ryu aparece: comendo em um restaurante japonês, lendo jornal num trem, descendo um rio num caiaque, jogando num casino e escalando um prédio assustando os trabalhadores que limpam as janelas.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Outros Nomes: Shadow Warriors, Ninja Ryukenden

Ano Lançamento: 1989

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados UnidosFevereiro / 1989
Europa1988
Japão1988

Fabricante: Tecmo

Franquias: Ninja Gaiden

Lançamento: Oficial

Gêneros: 2D,Luta de rua / Beat'n up

Formatos: Placa



Vídeos