Arcade

Gun Frontier

Jogo de tiro (shmup vertical). Além do Arcade, o game também foi lançado para Saturn e nas coletâneas Taito Legends 2 (PlayStation 2 / Xbox / PC) e Taito Memories Gekan (PlayStation 2).

 

O ano é 2120: Earthlings se espalharam para além da sua galáxia e começaram a colonizar planetas inabitados em diferentes sistemas solares. Um planeta a ser colonizado foi o planeta Gloria, que passou a ter uma enorme oferta natural de ouro. Esta descoberta tornou-se fundamental para a imigração de Gloria, tanto que emigrators seriam empobrecidos pelo custo de atingir o planeta. Devido a isso, a vida no planeta prosperou em um cenário semelhante ao do Velho Oeste americano. Embora pobres, o comércio de ouro tem ajudado Gloria no avanço em tecnologia e conhecimento, tanto que entre os habitantes viviam inventores talentosos e engenheiros.


No entanto, os denominados Gloriam não eram os únicos que foram tentados pelo ouro do planeta: piratas do espaço conhecidos como Wild Lizards que rapidamente invadiram Gloria e começaram a dizimar as cidades e escravizar seu povo. Dois inventores de Gloria que faziam parte das equipes de desenvolvimento do planeta decidiram atacar os invasores usando dois caças na forma de revólveres gigantes e com asas de avião.


Como qualquer outro jogo de rolagem vertical, Gun Frontier é bem genérico. Os jogadores começam com armas duplas, que são reforçadas e multiplicadas por atualizações que vêm na forma de moedas de dez centavos, retiradas de búfalos em forma de inimigos e de cinco em cinco moedas de dez centavos o jogador capacita armas em sua nave. Os jogadores também começam com um fornecimento de bombas que é atualizado para uma maior destruição através do recolhimento de barras de ouro de forças terrestres destruídas. Uma vez que um jogador acumula 25 bombas, eles têm acesso ao Bomber Max, a mais forte das bombas do jogo.


Os jogadores também podem pegar moedas girando com dois lados diferentes: um lado de prata e um lado de ouro. Se o jogador coleta a moeda no lado de prata, o jogador apenas ganha outra moeda para suas armas. No entanto, se o jogador coleta a moeda no lado dourado, as armas do jogador e fornecimento de bomba é maximizada à potência máxima.

 

Uma das característica únicas das bombas é que a direção da explosão da bomba pode ser determinada pelo movimento do controle. Se o jogador move o avião para o canto inferior direito da tela e lança suas bombas, então a direção da bomba vai viajar na direção oposta movimento do avião. Esta característica só pode ser utilizado no entanto, quando um jogador tem uma grande quantidade de bombas. Tendo apenas uma ou duas bombas irá resultar numa pequena explosão. Como a maioria das bombas em shoot 'em ups, as bombas também funcionam como um escudo contra o fogo inimigo.

 

O jogo usa um sistema de check-point: quando se jogo sozinho, se o jogador for abatido ele irá recomeçar no início do ponto de verificação em que morreu. Gun Frontier também utiliza um mecanismo anti-autofire onde dificulta ao máximo para o jogador sustentar uma taxa de fogo muito rápida.


CURIOSIDADES
- Gun Frontier foi lançado em Janeiro de 1991 no Japão. Ele tinha gráficos e sons muito bons para o seu tempo, mas a jogabilidade tinha uma qualidade inferior, o que fez com que Gun Frontier fosse um fracasso;


- O diretor deste jogo, o Sr. Takatsuna Senba, foi um animador que se juntou à Taito, sendo seu primeiro trabalho o game "Master of Weapon". Ele logo se tornou um diretor famoso, dirigindo "Metal Black" e “Gun Frontier”. Estes dois shmups tem ótimos gráficos e músicas, muitos jogadores japoneses lembram seu nome, graças a estes dois jogos;


- Este jogo foi inspirado da série de Anime de mesmo nome por Leiji Matsumoto. É uma história divertida, emocionante e escandalosa que ocorre em um planeta sem lei no espaço. Em uma terra selvagem, onde você só encontra pó de areia e redemoinhos, dois homens totalmente diferentes, Harlock 'o Quick Draw e Tochiro o Mestre Espadachim, tem que encontrar uma mulher misteriosa chamada Sinunora e viajar juntos. Este trio estranho se envolve em brigas emocionantes e ultrajantes e parece atrair uma luta após a outra!

 

- S. Yagawa prestou homenagem a este jogo na programação de "Battle Garegga", que tem um monte de recursos emprestados de "Gun Frontier" (não apenas design, você pode destruir cenário, arma e sistema de bombas, etc).

 

Texto de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Outros Nomes: Gun & Frontier

Ano Lançamento: 1990

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos
Japão

Fabricante: Taito Corporation