Arcade

Galaga

Jogo de batalha espacial (shmup vertical estático). Além do Arcade, o game também foi lançado para Atari 7800, Famicom Disk System, Master System, MSX, SG-1000, Xbox 360 (live), Wii (virtual console), dispositivos móveis e alguns microcomputadores da época, além das coletâneas Arcade Classic Nº 3: Galaga / Galaxian (Game Boy), Arcade Classics (CD-i), Disc NG1 (MSX), Namco Gallery Vol. 1 (Game Boy), Namco Museum (Dreamcast / Game Boy Advance / Gamecube / Nintendo 64 / Playstation 2 / PSP / Xbox), Namco Museum 50th Anniversary (Game Boy Advance / Gamecube / Playstation 2 / Xbox / PC), Namco Museum Battle Collection (PSP)Namco Museum Essentials (Playstation 3)Namco Museum Megamix (Wii)Namco Museum: Virtual Arcade (Xbox 360)Namco Museum DS (Nintendo DS)Dual Pack: Pac-Man World 3 / Namco Museum DS (Nintendo DS), Pac-Man & Galaga Dimensions (3DS), Pac-Man Party (3DS / Wii) e Namco Museum Vol. 1 (Playstation).

 

Galaga é um single-screen shoot-em-up no qual o jogador controla uma nave espacial chamada “Fighter” e deve defender seu planeta de origem contra as hordas de invasores alienígenas chamados "Galagans". A nave só pode mover-se para esquerda e direita ao longo da parte inferior da tela.

 

Galagans voam na tela em uma variedade de formações antes de formar linhas de tropas na parte superior. Uma vez que todas as linhas de tropas são formadas os Galagans se separam e começam a atacar a nave do jogador.

 

Existe um certo tipo de inimigo em Galaga que precisa ser atingido duas vezes antes de serem destruídos. Eles são os “Boss Galaga” que tem um raio trator que pode capturar a nave do jogador. Com a nave capturada, ela muda de cor do branco ao vermelho e fica com esse chefe até que ela seja destruída. A nave pode ser recuperada ao se destruir o chefe que a capturou, mas os jogadores devem ter cuidado para não destruir a própria nave capturada, ou perderá uma vida. O Fighter resgatado muda de cor de volta para branco e liga-se com lutador atual do jogador, duplicando o seu poder de fogo.

 

Com os jogadores progredindo através de cada tela, a velocidade e o número de ataques alienígenas aumenta. Formações exóticas também se tornam mais complexas, tornando os invasores mais difíceis de derrotar.

 

Naves bônus são concedidas periodicamente durante todo o jogo, enquanto os jogadores alcançam valores de pontos específicos, configurados no “DIP SWITCH” o “Bônus de Vida” pode ser alterado. 

 

As linhas de tropas dos invasores que se formam na parte superior da tela são, de cima para baixo: Boss Galaga (em uma linha de quatro), Borboletas (vermelho / bugs brancas, em duas fileiras de oito, diretamente abaixo do Boss Galaga), e abelhas (azul / bugs amarelo, em duas filas de dez, diretamente abaixo das Borboletas).

 

Na Fase 1, os inimigos não soltam tiros, eles apenas voam pela tela. Do estágio 4 em diante, um esquadrão de inimigos especiais do bônus chamado "transformer" começam a aparecer. Eles são chamados de transformações porque as Bees começarão a pulsar e sair da formação para mudar para esses inimigos de bônus.

 

Eles aparecem sob a forma de escorpiões amarelos nas etapas 4, 5 e 6, verdes como as naves de "Bosconian" nas etapas 8, 9 e 10, como Galaxian Flagships nas fases 12, 13 e 14. Depois disso, as três transformações diferentes são repetidas na mesma ordem. As transformações são sempre alvos que valem a pena, porque eles não são muito agressivos e valem mais do que os outros inimigos. Se todas as três transformações são destruídas, pontos de bônus extra serão concedidos.

 

Galaga também possui estágios bônus, trata-se de 40 Galagans que voam sobre a tela em formações, mas não deixe cair qualquer bombas. O objetivo é atirar em muitos deles antes de deixar a área de jogo. Quando uma formação inteira de oito Galagans são destruídos, pontos de bónus são adicionados à pontuação do jogador. Se todos os 40 invasores forem destruídos, os jogadores recebem um bônus especial de 10.000 pontos.

 

CURIOSIDADES
- Galaga foi lançado em setembro de 1981 no Japão.

- Embora Galaga seja um jogo superior, ele não vendeu grandes números como "Galaxian".

- É um dos primeiros jogos com fase de bônus.

- O jogo rola até 999990 pontos. O contador de pontuação 1P é de seis dígitos, mas o contador 2P é de sete dígitos. Portanto, a maioria dos bons jogadores iniciam um jogo com 2 jogadores e jogam exclusivamente no lado do 2P. Assim sua pontuação não será travada em 999990. Após a marca de 1.000.000, naves extras já não são concedidas.

- O que acontece depois de terminar os 255 estágios depende do nível de dificuldade definido no DIP SWITCH:

  • Na dificuldade fácil, o jogo reinicia;
  • Na dificuldade média, o jogo vira a "Fase 0", que joga como um cruzamento estranho entre o segundo bônus e um nível regular, onde os inimigos atiram. Depois o jogo vai avançar para a Fase 1 após a conclusão e vai ficar mais fácil novamente;
  • Na dificuldade difícil, as palavras "Fase 0" estarão na tela para sempre. Não há mais inimigos e eles nunca aparecem. O jogador pode continuar a mover a nave e atirar, mas não há nenhuma maneira de avançar para o próximo nível, ou morrer. Para jogar novamente, a máquina deve ser reiniciada;
  • Na dificuldade mais difícil, o jogo vira a "Fase 0", que joga como Fase 1 (sem inimigos extras voando na tela), mas ainda é tão difícil como Stage 255. O jogo irá avançar para a Fase 1 após a conclusão, e o jogo vai ficar mais fácil novamente.

- Se você tiver mais de sete naves extras, o marcador para a tela mostrará apenas 7 1/2 (!) naves restantes. Naves extras adicionais ainda serão creditadas, mesmo que elas não sejam exibidas na tela.
- No Japão, as abelhas são referidas como “Zako” e as borboletas são referidas como “Goei”.
- Stephen Krogman detém o recorde oficial para este jogo com 15.999.990 pontos 

- Uma maquina de Galaga aparece no filme de 1983 "Jogos de Guerra", no filme “Spring Break” (que está sendo jogado por um dos personagens principais), no filme de 1984 “The Karate Kid", no filme de 1987 filme "Planes, Trains and Automobiles" e foi mostrado em 2012 no filme “The Avengers” (um soldado agente foi surpreendido jogando no computador dentro do Helicarrier).

 

Texto de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Outros Nomes: Nebulous Bee, Galaga '84

Ano Lançamento: 1981

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos
Japão

Fabricante: Namco



Vídeos