Arcade

Final Fight

Jogo de luta 2D estilo luta de rua (beat'n up). Além do Arcade, o game também foi lançado para Game Boy Advance, Nintendo Power para Super Nintendo, Sega CD, Super Nintendo (versão Cody e versão Guy), X68000, 3DS, Wii e WiiU (estes três no virtual console), dispositivos móveis e diversos microcomputadores, bem como nas coletâneas Capcom Classics Collection (PlayStation 2 / Xbox), Capcom Classics Collection Remixed (PSP), Capcom Digital Collection (Xbox 360), Final Fight: Double Impact (PlayStation 3 / Xbox 360), Capcom Beat 'Em Up Bundle (PlayStation 4 / Switch / Xbox One / PC) e como um bônus em Final Fight Streetwise (PlayStation 2 / Xbox).

 

Metro City, também conhecida como a “Capital do Crime”, tem sido governada pela violência e morte por anos a fio. Um fato que o prefeito recém-eleito e um lutador aposentado, Mike Haggar, planeja mudar. No centro do problema existe uma enorme gangue conhecida como Mad Gear. Ela controla todas as principais atividades criminosas na cidade. Quando souberam dos planos de Haggar, tomaram medidas imediatas para trazer este novo prefeito sob seu controle.

 

Um ou dois jogadores nesse soberbo side scrolling beat-em-up podem optar por jogar com Guy, Cody ou Haggar. Guy é o mais rápido e fraco entre eles, tendo a habilidade de pular nas paredes e voltar com mais impulso para suas voadoras. Cody é o personagem mais equilibrado em velocidade e força e pode usar as facas sem lança-las quando os inimigos estão próximos. E Haggar é o mais forte e lento entre eles, podendo executar o poderoso “PILÃO” (Ao segurar um inimigo, pressione pulo depois o botão de ataque).

 

Para fazer justiça cada um dos personagens usa os punhos, porém também podem fazer uso de voadoras e joelhadas para derruba-los. Além de um golpe especial que consegue mandar para longe todos os inimigos que o rodeiam, mas com o custo de um pouco de sua energia. Essa energia pode ser recuperada ao se encontrar comida pelo jogo, geralmente escondido em barris e latões, além de itens que aumentam sua pontuação. Armas também podem ser encontradas como facas, canos e espadas, sendo que alguns inimigos empunham elas podendo deixa-las cair.

 

Após melhorarem a jogabilidade em relação ao clássico "Double Dragon", lançado pela Technos em 1987, Final Fight viria a ser o novo porta-voz do gênero beat-em-up. Com uma grande variedade de personagens distintos, bem animados e que se movem por fundos coloridos e detalhados e com um sistema de controle que é tão intuitivo quanto complexo, Final Fight ainda é considerado um dos melhores jogos de seu gênero.

 

CURIOSIDADES
- Final Fight foi lançado em Dezembro de 1989 nos ARCADE´s japoneses. E ele é conhecido como o oitavo jogo feito para o sistema CPS1;

- Este jogo originalmente era para ser uma sequência de Street Fighter e ele se chamaria “Street Fighter 89”. Antes mesmo de sua concepção final a CAPCOM decidiu mudar o nome para “Final Fight” e manter o nome “Street Fighter” para um segundo jogo que seria lançado dois anos depois;

- O nome Guy e escrito com o kanji que significa “Victory Song”. O personagem de Guy e inspirando no cantor Guy Picciotto do grupo Fugazi;

- O inimigo Andore foi criado como uma homenagem ao falecido Campeão do WWF, Andre Rene Roussimoff, conhecido como “Andre o Gigante”;

- Dois membros da gangue MAD GEAR são parodias de Axl and Slash da famosa banda Guns´n Roses;

- Poison tem seu estilo vindo diretamente da banda dos anos 80 de mesmo nome “Poison”, onde o cantor usava vestimentas femininas, existia também outra “garota” chamada Roxy, que se trata de uma homenagem à banda “Roxy Music”. Ela é também um dos personagens mais controversos criados pela Capcom. Não houve nenhum problema com ela estar no jogo japonês, mas quando ele foi importado para outros países, a divisão americana tinham alguns problemas com os jogadores espancando mulheres. Então, em um movimento um pouco inteligente, a Capcom do Japão decidiu que Roxy e Poison eram ambos transexuais (ou "newhalves," se você não conhecer a terminologia japonesa). Acho que isso faz com que espancá-los fosse mais de um crime de ódio do que abuso doméstico regular. Lembrando que em 1999 foi lançado o jogo Final Fight Revenge onde tudo isso foi desconsiderado e Poison voltou a ser mulher e ela tinha uma queda pelo Cody. Claro que atualmente Poison é um transexual e até seus rivais em Street Fighter IV notam a força que essa garota tem!

- Abigail é uma referência ao album do cantor King Diamond, lembrando que o mesmo também tem pinturas em sua face que lembram bastante o cantor;

- Sodom e uma famosa banda alemã de trash metal dos anos 80;

- O inimigo de nome “Two P.” aparece no jogo Forgotten Worlds ele é o segundo jogador 2P ou melhor dizendo Player 2;

- Esse jogo tem uma historia muito similar ao filme de 1984 “Streets of Fire”, dirigido por Walter Hill. E vou listar algumas das coisas que o jogo e o filme tem em comum (Já avisando que vai rolar spoiler do filme aqui):

 

1)    O personagem principal do filme se chama “Tom Cody” e se assemelha muito com o “Cody” do jogo. Ambos usam jeans e camiseta branca, claro que no filme não o tempo todo;

2)    A cidade sofre com a criminalidade de gangues de motoqueiros que sequestram a ex-namorada de “Tom Cody”;

3)    Um policial consegue um encontro entre Cody e o chefe da gangue, porém ele é um policial corrupto de nome “Ed Price” e o único policial que aprece no jogo se chama “Eddie E.”;

4)    No final do filme “Cody” abandona a garota assim como no jogo. Mas no jogo Guy o impede para que ele possa ficar com ela;

 

- Existem várias versões piratas desse jogo mas as mais famosas são a “Final Crash” e “Street Smart / Final Fight” versão aonde é possível jogar com uma serie de inimigos além de ter toda a jogabilidade alterada;

- Alguns meses antes do lançamento de Final Fight a CAPCOM lançou um jogo de corrida chamado MAD GEAR.

 

Dicas e Macetes

- No estágio 2 dentro do metrô, quando chegar ao final do trem se não quiser ter dores de cabeça basta subir em cima dos barris e aguardar o trem chegará na estação antes do tempo acabar e sem que você precise lutar contra nenhum dos inimigos.

- Final Especial: Se você terminar o jogo sem usar nenhum continue verá uma tela de crédito a mais.

- Ganhe pontos extras: Para pegar vários pedras preciosas e outros itens que dão mais pontos faça o seguinte, quebre sempre que possível barris, latões e cabine telefônicas com a joelhada (pulo + ataque, segurando o direcional para baixo) e ao mesmo tempo fique colocando o controle para esquerda e direita, isso fará que apareça itens de grande valor e não coisa baratas (Isso não funciona com o Haggar). Se você passar um estágio segurando alguma arma a mesma dará pontos extras por estar com ela, 500 pontos para a faca e 1.000 pontos para o cano e a espada. Pegar itens que recuperam sua energia quando ela estiver cheia também rende muitos pontos extras frangos, rosbifes e pedaços de carne rendem 10.000 pontos.

- Chiclete: Quando você lutar com Eddie E. o policial, antes de começar a luta ele gospe um chiclete no chão. Se você o pegar ele recuperará sua vida pela metade.

- Último Chefe: Somente Cody consegue impedir que as flechas que são disparadas por Belger. Nenhum outro personagem consegue.

- Pedras escondidas: No caminho para o chefão final antes de entrar no corredor final existem várias pedras preciosas. E também atrás de cada coluna no corredor final e possível pegar uma dessas pedras.

- Caveirinha: Esse combo apelão pode ser feito com os três personagem, mas sendo bem mais difícil de realizar com o Haggar. Comece golpeando o inimigo e antes do personagem executar o movimento que o acertaria no estomago, coloque o controle para o outro lado e depois volte a soca-lo e repetindo o processo até mata-lo. No caso de Haggar somente com um soco será possível fazer esse movimento.

- Jogando os inimigos em combos: Basta segurar o direcional para cima ou para baixo durante um combo para que o personagem o jogue para trás ao invés de executar o golpe que o derrubaria.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Franquia: Final Fight

Outros Nomes: Final Crash

Ano Lançamento: 1989

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos1989 Inglês
JapãoDezembro / 1989 Japonês

Fabricante: Capcom

Lançamento: Oficial

Gêneros: 2D,Luta de rua / Beat'n up

Formatos: Placa



Vídeos