Arcade

Donkey Kong

Jogo de aventura 2D em plataforma. Além do Arcade, o game também foi lançado para 3DS, Atari 2600Atari 7800, Atari XEGS, Colecovision, E-Reader, Famicom Disk System, Game Boy Advance, Intellivision, NES, Wii, WiiU e diversos microcomputadores da época, bem como nas coletâneas Donkey Kong Classics (NES) e El Lingote (MSX). O jogo também era um extra desbloqueável em Donkey Kong 64 (Nintendo 64). Também foi lançado uma versão para 3DS, Game Boy e Nintendo Power para Game Boy, que na verdade é outro jogo, que pega fases e elementos de Donkey KongDonkey Kong Junior e Super Mario Bros. 2.

 

Donkey Kong é um jogo de plataforma lendário para os arcades no qual o jogador assume o papel de "Jumpman", que mais tarde seria rebatizado como "Mario" e viria a se tornar o mascote da Nintendo e uma lenda do mundo dos jogos. Neste jogo, ele deve trilhar seu caminho até o topo de cada nível para resgatar sua amada Pauline, que foi raptada pelo malvado macaco gigante Donkey Kong.


Jumpman é controlado por um joystick e um botão de salto, devendo evitar os barris rolantes lançados por Donkey Kong, bem como outros inimigos, incluindo bolas de fogo, banheiras de cimento e molas saltando. As fases possuem escadas, rampas, correias transportadoras e elevadores, que são usadas pelo nosso herói para se deslocar entre as fases.


Para pontos adicionais, os jogadores podem coletar guarda-chuvas, chapéus, bolsas e outros itens bônus que Pauline deixou cair em seu caminho. Jumpman também pode pegar um martelo para esmagar os barris, vigas, bolas de fogo e banheiras de cimento que lhe conferem pontos de bonus adicionais. O martelo pode ser usado apenas por um tempo limitado e também não é possível pular ou subir e descer as escadas enquanto estiver de posse do martelo.

 

Sempre que Jumpman se aproximar de Pauline, Donkey Kong vai agarrá-la e levá-la para o próximo nível. No estágio final, no entanto, Jumpman deve remover todos os rebites em cada andar correndo ou saltando sobre eles. Depois que todos os rebites são removidos, Donkey Kong vai cair de cabeça em uma pilha de vigas e ser nocauteado e Jumpman e Pauline estão finalmente reunidos.

 

O jogo então começará novamente, mas com um aumento do nível de dificuldade.

 

Elenco de personagens
- Jumpman (aka Mario) - Este é o primeiro jogo em que Mario aparece, ele que iria se tornar uma das maiores estrelas dos videogames de todos os tempos. Este é o jogo que começou tudo para ele. Sua profissão em Donkey Kong é a de um carpinteiro, em vez de um encanador;


- Pauline - Namorada e donzela em perigo de Jumpman. Ela está presa na parte superior de cada tela aguardando o resgate das garras de Donkey Kong. (Quando a versão arcade do jogo foi lançado pela primeira vez, ela não tinha um nome oficial e foi referida apenas como "Senhora", ela foi rebatizada de "Pauline" aproximadamente o mesmo tempo Jumpman foi rebatizada de "Mario".);


- Donkey Kong - O macaco mais conhecido do mundo dos videogames e único personagem que manteve seu nome original em jogos futuros. Donkey Kong raptou Pauline e levou-a até o topo do canteiro de obras que Jumpman está trabalhando;


- Hammer - Exceto para a fase Elevador, dois martelos pode ser encontrados em cada estágio. Você pode pegar o martelo e usá-lo para esmagar perigos nas proximidades. Ele dura apenas por um curto tempo e Mario não pode subir escadas enquanto ele está segurando o martelo;


- Barrel - Donkey Kong lança estes barris em Jumpman na primeira etapa do jogo. Muitos deles vão rolar para baixo nas rampas e aleatoriamente cair para baixo nas escadas que eles passam. Às vezes Kong lança-os diretamente para baixo do edifício;


- Beam - Estes são os tambores azuis que Donkey Kong joga. A única diferença entre eles e os Barris é que os Beams se transformam em bolas de fogo quando atingem a lata de óleo que está queimando na parte inferior da tela;


- Fireball - Estes aparecem em todas as fases com exceção da fase Rivet. Elas se movem ao acaso e podem ser saltadas, mas é perigoso tentar pois elas mudam de direção com freqüência;


- Firefox - Os inimigos de fogo que vagam ao redor do palco Rivet. Eles são ainda mais difíceis para saltar;


- Spring - Estas vão pular ao longo do telhado da fase do Elevador antes de cair para o fundo do cenário. Um obstáculo perigoso mas previsível para se evitar;


- Cement Tub - As banheiras viajam passivamente ao longo da correia transportadora e são prejudiciais ao toque. O único perigo que representam é quando a correia transportadora de repente muda de direção;


- Bônus - Pauline deixa cair alguns itens (ou seja, bolsa, chapéu e guarda-chuva) no local de construção e pode ser recuperado por Jumpman para pontos extras.


CURIOSIDADES
- Donkey Kong foi lançado em julho de 1981 no Japão e desenvolvido pela Comunicação Ikegami.


- O jogo inicialmente seria chamado de "Monkey Kong", mas como com o "Continental Circus", um erro durante o processo de tradução de Japonês para Inglês resultou em nome agora lendário. O criador do jogo, o igualmente lendário Shigeru Miyamoto, nega essa história até hoje, alegando que a nomeação é deliberada como ele queria um nome de animal que iria capturar a natureza “teimosa” do personagem Kong (como em “teimoso como uma mula”). Poucos dentro da indústria acreditam que esta explicação seja verdadeira.


- Mario foi originalmente chamado de "Jumpman" quando a versão arcade do jogo foi lançado pela primeira vez. Ele não foi oficialmente rebatizado Mario até que "Donkey Kong Jr." saisse, mas várias conversões de Donkey Kong, especialmente os portes de NES / Famicom, lhe deram o nome de Mario. Da mesma forma, Pauline foi originalmente chamado de "Senhora". Seu nome mudou quase ao mesmo tempo que o nome do Mario.

 

- Nintendo foi processada pela Universal Studios, que disse que o personagem Donkey Kong infringiu o copyright do filme King Kong. O assessor jurídico da Nintendo, John Kirby de Latham & Watkins LLP, lembrou um caso antigo em que a RKO Pictures processou a Universal Studio pela mesma razão. Neste momento, Universal Studio havia argumentado que King Kong era de domínio público. Então, Universal Studio perdeu e teve de pagar Nintendo $ 1,8 milhões em danos. Para agradecer a John Kirby, a Nintendo criou um personagem com o nome de Kirby (originalmente chamado popopo).


- Donkey Kong introduziu uma série de ideias totalmente originais de game-play para o gênero de plataforma. Exemplificando, ele foi o primeiro jogo a ter várias etapas. Ele também foi o primeiro jogo que permitia aos jogadores saltar sobre objetos. Sua criação surgiu devido ao fracasso comercial de um outro jogo chamado "Radar Scope". A conseqüência do que foi um excesso de gabinetes de arcade redundantes. Em uma tentativa de limitar as suas perdas, a Nintendo encomendou Donkey Kong e a história foi feita.


- Originalmente os EUA erraram a tradução da frase "How High Can You Try?” do japonês. Este erro foi rapidamente corrigido gramaticalmente para "How High Can You Get?".

 

- Há este texto em uma das roms da versão japonesa: CONGRATULATION !IF YOU ANALYSE DIFFICULT THIS PROGRAM, WE WOULD TEACH YOU.*****TEL.TOKYO-JAPAN 044(244)2151 EXTENTION 304 SYSTEM DESIGN IKEGAMI CO. LIM.

 

- O logotipo para Ikegami Tsushinki Co., Ltd. (ITC) pode ser encontrado na parte gráfica do título, mas nunca foi utilizado. ITC tanto desenvolveu o hardware e escreveu o código do programa para Donkey Kong.

 

- O estágio Elevador é um estágio desbloqueável em Super Smash Bros. Brawl para a Nintendo Wii.


- Robbie Lakeman detém o recorde oficial para este jogo com 1,177,200 pontos em 21 de Outurbo de 2015.


- Um kit “speed-up” foi lançado no Japão não permitindo que os barris descessem a escada se o jogador estivesse nela.


- Existe a famosa “Tela da morte”, no Level 22 o jogo tem um comportamento estranho. Quando a fase começa, o contador lê 100. Em seguida, ele muda para 4000, quando Mario aparece. Em seguida, ele faz a contagem regressiva para 3700 e permanece lá por alguns segundos, até que Mario morre devido ao bug no código do temporizador do jogo.


- Em 2007, Seth Gordon lançou um documentário chamado “The King of Kong: A Fistful of Quarters que mostra a quebra do recorde mundial do jogo Donkey Kong por um total desconhecido, Stevie Wiebe que lutava contra Billy Mitchel o detentor do recorde e que não mediu esforço nem ética para se manter como o grande campeão.

 

Texto de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Franquia: Donkey Kong

Ano Lançamento: 1981

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados UnidosJulho / 1981
EuropaMarço / 1981
JapãoJulho / 1981

Fabricante: Nintendo, Ikegami Tsushinki Co. - ITC

Lançamento: Oficial

Gêneros: 2D,Aventura,Plataforma

Formatos: Placa