Arcade

Contra

Jogo de tiro 2D estilo run'n gun. Além do Arcade, o game também foi lançado para MSX, NES, PlayStation 2, Xbox 360 (live), Playstation 4 (psn), Wii e WiiU (ambos no virtual console), dispositivos móveis e diversos microcomputadores, bem como nas coletâneas Konami Classics Vol. 2 (Xbox 360) e Konami Classics Series: Arcade Hits (Nintendo DS), além de ser um extra no jogo Contra 4 (Nintendo DS).

 

Em 2631, um meteorito atinge o arquipélago Galuga perto da Nova Zelândia, levando consigo um ser alienígena dormente. Dois anos depois, uma organização terrorista que se autodenomina Red Falcon assume a ilha como parte de seu plano para invadir a Terra. Bill Rizer e Lance Bean, da unidade Contra, são enviados para a ilha na Oceania para parar a ameaça do mal.


“Contra” é um agitado plataform shoot-em- up de dois jogadores com 10 etapas. Além dos níveis de visão lateral padrão, há também fases "labirinto 3D" nos quais o jogador deve prosseguir através de uma série de corredores dentro da base inimiga, destruindo vários sensores, a fim de atingir o núcleo da base.


Cada jogador está equipado com uma metralhadora semi-automática com uma quantidade ilimitada de munições e pode saltar e atirar em todos os oito lados possíveis. Os jogadores também podem mover-se e saltar simultaneamente enquanto disparam. A coordenação do movimento do personagem é essencial pois com um único hit de qualquer inimigo, bala ou outros projéteis ele irá morrer instantaneamente perdendo a última arma capturada.


Enquanto os jogadores lutam em seu caminho através das telas infestadas de inimigos, armas adicionais podem ser coletadas. As armas disponíveis são: 

- Shot Gun: A arma inicial do jogador;

- Spread Gun: Permite ao jogador disparar cinco tiros em um arco;

- Laser: Um longo feixe de laser que pode destruir vários inimigos de uma vez;

- Fireball: Uma arma que dispara pequenas bolas de fogo em um padrão giratório;

- Machine Gun: Dispara tiros com grande velocidade;

- Rapid: Aumenta a taxa de disparo da arma atualmente equipada do jogador. Funciona com a Machine Gun e Fireball;

- Barrier: Faz com que o jogador se torne invencível por alguns segundos.

 

O jogo é composto por dez etapas:


- Etapa 01: Jungle (rolagem horizontal);

- Etapa 02: Inside Base 1 (labirinto em 3D);

- Etapa 03: Core Base 1 (3D fixo);

- Etapa 04: Waterfall (rolagem vertical);

- Etapa 05: Inside Base 2 (labirinto em 3D);

- Etapa 06: Core Base 2 (3D fixo);

- Etapa 07: Snow Filed (rolagem horizontal);

- Etapa 08: Energy Zone (rolagem horizontal);

- Etapa 09: Hangar (rolagem horizontal);

- Etapa 10: Alien Lair (rolagem horizontal).


CURIOSIDADES

- Contra foi lançado em Fevereiro de 1987.
- Este jogo é conhecido na Europa como "Gryzor".
- A versão japonesa usa kanji (caracteres chineses) para soletrar foneticamente "Kon-to-ra”, a transliteração japonesa do nome Contra. Este é um exemplo de ateji, em que um artista usa kanji para o seu valor fonético ao invés de qualquer significado que possam ter.
- Aqui estão os nomes oficiais dos personagens: Bill Rizer ( jogador 1) e Lance Bean ( jogador 2). Eles foram inspirados nos seguintes atores, todos do filme de 1986, "Aliens": Bill Rizer inspirado nos atores Bill Paxton e Paul Reiser, e Lance Bean nos atores Lance Henriksen e Michael Biehn.
- Bill Rizer faz uma aparição como um personagem coadjuvante em 1992 no jogo Family Computer "Wai Wai World 2 SOS - ! Paseri Jou".
- A música da fase final também é usada para o confronto do chefe final em "Wai Wai World" para o console Family Computer.

ATUALIZAÇÕES
- A história do jogo difere entre as fontes. O enredo escrito acima é o usado por fontes japonesas e mais tarde mencionado em Contra: Shattered Soldier para o PlayStation 2. No manual norte-americano para a versão NES, o tempo foi alterado a partir do século 27 até os dias atuais, o local passou de Galuga a uma ilha sul-americana não identificada. Bill e Lance receberam os codinomes "Mad Dog" e " Scorpion", nomes que foram usados mais tarde para os 2 personagens de Contra 4 para o Nintendo DS.

 

Dicas e Truques

O power-up Barrier só pode ser encontrado no início da Etapa 4 (Cachoeira) ou a meio Etapa 9 (Hangar) se o jogador tiver apenas a sua arma normal equipada.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).



Outros Nomes: Gryzor

Ano Lançamento: 1987

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos
Europa
Japão

Fabricante: Konami



Vídeos