Arcade

Captain Commando

Jogo de luta 2D estilo beat'n up. Além do Arcade, o game também foi lançado para PlayStation e Super Nintendo, bem como nas coletâneas Capcom Classics Collection Remix (PSP), Capcom Classics Collection Volume 2 (PlayStation 2 / Xbox) e Capcom Beat 'Em Up Bundle (PlayStation 4 / Switch / Xbox One / PC)

 

Este é um beat'n up, que até quatro jogadores podem sair lutando através de vários estágios enfrentando um vilão terrível conhecido como Scumocide! Captain Commando era o mascote original da Capcom, depois de fazer presença no jogo de NES, SECTION Z. Embora tecnicamente tenha estrelado nesse jogo, eles renovaram seu projeto e o personagem ganhou seu próprio jogo em 1991.

 

Captain Commando é um jogo que parece ter sido inspirado pela ficção científica de 1950. A maioria dos inimigos estão usando máscaras de gás que parecem muito com exploradores do espaço genéricos ou vilão intergalácticos ou capangas de filmes B daquela época. Há muitos outros monstros e fundos que trazem o mesmo material à mente. O próprio Captain Commando parece basear-se no tipo de super herói galaxy trekking da época. Qualquer que seja o enredo-vilão-1950's que foi inventado, o negocio é chutar bundas, inevitavelmente, a melhor coisa desse jogo. A idéia da Capcom aqui foi definitivamente para colocar todos os temas NERD´s em um liquidificador e ver o que iria sair.

 

Apesar dos personagens terem essa aparência estranha e futurista, a jogabilidade real é quase que completamente idêntica ao Final Fight com o único acréscimo de correr com os personagens. As armas aqui são bastante diferentes de Final Fight, que usa canos de chumbo e outras armas brancas, enquanto que em Captain Commando se encontra martelos, armas de fogo, incluindo lançadores de foguete, pistolas, rifles automáticos, shurikens e até lasers. Além disso, há três tipos de mechas que podem ser capturados, um elemento depois reutilizado nos jogos da serie Mega Man X. Se existe alguma coisa que os beat´n ups precisam, é mais mechas para lutar.

 

Há outros toques bem legais aqui também. Ninjas em geral são incríveis, e é bom ver que Captain Commando tem um fator bastante elevado nesse ponto. Além de Ginzu, há um nível temático com o tema de Ninjas. As etapas são bastante interessantes, você luta por um museu, um circo e um aquário, antes de decolar para o espaço sideral. Há um nível de surf, muito parecido com o jogo das Tartarugas Ninja. A Capcom não esqueceu do Captain Commando completamente após este jogo. Ele é um personagem jogável em Marvel vs Capcom 1 & 2, e é visível no Street Fighter Alpha 2 no estágio do KEN.

 

CURIOSIDADES

- Ele é conhecido no Japão como o 17º jogo feito para o sistema CP-S;
- O nome Captain Commando deriva da palavra CAPCOM;
- As fases do jogo acontecem em Metro City, cidade onde se desenrola o jogo “FINAL FIGHT” mas no ano de 2026;
-Captain Commando é uma homenagem da Capcom para clássicos de ficção científica norte-americanos, revistas e trabalhos de artistas como Frank R. Paul; 
- No gabinete para 4 jogadores era usado um exclusivo botão dois-em-um de ação: dois botões grandes em semi-círculo (vermelho e azul) colocadas lado a lado em linha reta para formar um grande círculo, tornando assim, dois botões parecido com um grande botão cortada ao meio verticalmente;
- O personagem Mack The Knife é baseado em uma canção que se tornou popular na década de 50 por Louis Armstrong e mais tarde por Bobby Darin;

- Ginzu foi baseado nas facas de cozinha Ginzu que foram introduzidas na década de 70 que se tornaram famosas por suas propagandas na TV. Sho (Ginzu nome japonês do ninja) provavelmente é baseado em Sho Kosugi que é um ator japonês que é conhecido por seus papéis de ninja em vários filmes na década de 80.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).

 



Ano Lançamento: 1991

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos1991 Inglês
JapãoNovembro / 1991

Fabricante: Capcom

Lançamento: Oficial

Gêneros: 2D,Luta de rua / Beat'n up

Formatos: Placa



Vídeos