Arcade

Air Buster

Jogo de tiro (shmup horizontal). Além do Arcade, o game também foi lançado para Mega Drive e Turbografx-16.

 

No ano de 2021 uma arma espacial orbital misteriosa surge atacando as nações da Terra. Os jogadores controlam os pilotos Mike ou Holly que são uma parte da Trouble Speciality Raid Unit, cuja missão é impedir essa invasão.

 

É fácil se tornar cínico quando falamos de jogos de tiro. Durante os anos 80 e 90 eles estavam no auge de sua popularidade e literalmente, milhares deles foram produzidos. Na maioria dos casos, eles eram um tanto repetitivos, mas Air Buster da Kaneko é uma exceção à regra.

 

Jogabilidade rápida, lisa, 2-players trabalhando em equipe e com um nível de design inteligente fazem Air Buster um dos títulos mais intemporais da sua classe. O layout foi primorosamente concebido em torno do uso da sub-arma especial, o "Buster Flash”. Este ataque-bomba limpa a tela dos inimigos mais fracos assim como seus tiros e é ativado pressionando o botão de fogo por alguns segundos.

 

Mas aqui está o perigo, durante os poucos segundos que leva para esta arma carregar, você não pode atirar. O que resulta em uma série de decisões de última hora e escapadas.

 

Trilha sonora é rítmica e segue a ação perfeitamente em todas as seis "fases" que são extremamente coloridas e cheias de boas ideias muito bem usadas, como a segunda fase onde você voa em alta velocidade através de corredores estreitos e durante a quarta fase “Out of Gravity”, onde você não consegue parar seu avião com um simples toque.

 

Na verdade há bastantes surpresas aqui para manter o mais crítico e entusiasta de jogos de tiro preso em sua cadeira. Sem artifício, nenhuma pompa, apenas ação de tiro simples, afiada e perto da perfeição. Ao longo do tempo, o jogo se tornou um clássico cult, devido ao número escasso de arcades, por isso foi o Mega Drive e a versão do PC Engine que obteviveram as maiores audiências. O Mega Drive proporciona uma interpretação quase perfeita do original de arcade enquanto o PC Engine torna-se notório pela jogabilidade cooperativa com a arma carregada que acrescenta ainda mais profundidade para o jogo com dois players.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).

 



Outros Nomes: Air Buster: Trouble Speciality Raid Unit

Ano Lançamento: 1990

Regiões de Lançamento:

RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Estados Unidos

Fabricante: Namco, Kaneko



Vídeos