Sega Saturn

Burning Rangers

Jogo de ação 3D em plataforma. Lançado exclusivamente para Saturn.

 

Clássico em terceira pessoa do Saturn, desenvolvido pela Sonic Team, teve seu desenvolvimento iniciado um pouco após o lançamento de Christmas Nights (uma demonstração de Nights into Dreams... que acompanhava o console nos pacotes do final de 1996 no Japão). No game joga-se com um personagem participante de um grupo de "bombeiros do futuro" que precisam salvar vítimas presas em grandes instalações a beira do colapso.

 

Para apagar o fogo o jogador deve utilizar uma espécie de pistola laser que é capaz de neutralizar as chamas para abrir caminho, além disso o jogador conta com o uso do jetpak, onde além de ter o famoso pulo duplo, faz o jogador voar uma pequena distância e também desviar de ocasionais explosões proximas ao jogador.

 

Além das mecânicas já expostas o jogo possui caracteristicas inéditas para sua época, além de ter movimentação 100% em 3D o jogo utiliza como base diálogos durante o gameplay (como se fosse um walk-talk, mas sem parar o jogo) para guiar o jogador pelas salas, inúmeros avisos são dados, além é claro da posição tanto dos sobreviventes quanto dos perigos. Um dos pontos curiosos é como o caminho é traçado, pois ao contrário dos jogos do estilo de sua época que costumavam ser lineares, tanto salas quanto os próprios caminhos entre elas são constantemente modificados.

Curiosidades:

*Foi um dos últimos jogos lançados na América e Europa, sendo assim um dos jogos mais raros do console, em contra partida a versão japonesa é até fácil de encontrar, motivado pelo sucesso do jogo e do console no Japão;

*Foi o último jogo feito pela Sonic Team no console;

*Um dos conceitos do jogo era fazer o contrário do que era feito nos jogos em sua época, ao invés de matar as pessoas, você deveria salva-las;

*O jogo teve suas cutscenes feitas pelo mesmo estúdio do lendário Akira, o TMS Entertainment, que já havia trabalhado com a Sega em Astal e Sonic Jam;

*Esse é um dos poucos jogos com movimentação de câmera livre que possue efeitos de transparência, pois para ter efeitos de transparência no Sega Saturn era necessário usar de tecnicas muito especificas;

 

Texto e fotos do colaborador Alexandre Henrique Bragança Petri.

 

O game vendeu aproximadamente 60 mil unidades no Japão (fonte: vgchartz).

  • Ano lançamento:1998
  • Fabricante: SEGA, Sonic Team
  • Regiões de Lançamento:
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Brasil
Estados Unidos31 / 05 / 1998
Europa
Japão26 / 02 / 1998

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