Consoles

Intellivision

Console da segunda geração dos videogames. No final da década de 70 o Atari 2600 dominava o mercado com ampla margem. Vários consoles começaram a surgir, na tentativa de abocanhar uma fatia desse mercado. O segundo console a entrar na briga foi o Mattel Intellivision, lançado nos Estados Unidos em 1979 e aqui no Brasil em dezembro de 1983, pelas mãos da Sharp (através de uma de suas subsidiárias, a Digiplay).

 

De início o Intellivision causou frisson no mercado nacional pois seus gráficos eram claramente superiores a qualquer outro console disponível no mercado brasileiro. Isso se deve principalmente devido ao seu hardware, que tinha uma CPU de 16 bit. Ele é considerado o primeiro console de 16 bit da história, apesar de que em termos de qualidade gráfica, não se compare aos 16 bit mais famosos, como o Mega Drive e o Super Nintendo, ambos da quarta geração.

 

Assim como o Odyssey, o Intellivision recebeu bons jogos, tais como versões dos clássicos Pitfall e River Raid, e também jogos exclusivos como Advanced Dungeons & Dragons, Hover Force e muitos outros. Apesar da mencionada superioridade gráfico, o console não conseguiu atingir o mesmo sucesso no Brasil que o Odyssey e não foi qualquer ameaça para o reinado do Atari por aqui.



Ano Lançamento: 1979

Data / Regiões de Lançamento:

Brasil
Europa
Japão
Estados Unidos

Fabricante: Mattel


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos