Em 1993 a Pioneer entrava no mercado de videogames com o LaserActive

Hoje abriremos um parêntese em nosso especial “História dos Videogames” e voltaremos no tempo para contar como a Pioneer, empresa muito conhecida pela produção de equipamentos eletrônicos, se aventurou no mundo dos games no começo da década de 90 com o LaserActive, console capaz de rodar jogos no formato Laserdisc.

 

Mas afinal, o que é o Laserdisc? Esse formato (conhecido também pela sigla LD) foi criado em parceria pela Pioneer, Philips e MCA no final dos anos 70 (quando era conhecido como Disco Vision). Em síntese é como se fosse um CD com o tamanho de um LP, que conseguiam arquivar de 30 a 60 minutos de vídeo em cada lado da mídia. Inicialmente foi mais utilizado em Arcades como Dragon’s Lair. Com o tempo, seu uso doméstico foi iniciado, com a venda de aparelhos para rodar os Laserdiscs em casa, bem como discos com filmes e shows. Mas tanto os aparelhos quanto os discos eram bastante caros, tornando-se um produto para poucos. No Brasil essa onda não pegou. Aqui os VHS’s reinavam e pouquíssimas pessoas entraram no mundo dos Laserdiscs.

 

Em 1993 a Pioneer lança no mercado norte-americano e japonês o console Laser Active. É um aparelho modular, que em seu formato original funciona apenas como um player de LD. Com a adição de módulos conhecidos como PAC’s, o aparelho tornava-se um poderoso console.

 

Clique AQUI e confira a matéria completa, publicada no site Campo Grande News.

Galeria de fotos

Parceiros