Consoles

Xbox

Console da sexta geração dos videogames, o Xbox foi a primeira aposta da Microsoft, a gigante do mercado de softwares para PC´s, no mercado de consoles. Foi o primeiro console produzido por uma empresa americana desde o Atari Jaguar.

 

Com a experiência de quem é protagonista no mercado de microcomputadores desde a década de 80, a Microsoft iniciou o desenvolvimento de seu console em 1998. O time de desenvolvedores do sistema DirectX foi o responsável pelo projeto, que tinha arquitetura bastante semelhante ao de um microcomputador. Aliás, foi do DirectX que nasceu o nome do console: Xbox.

 

Anunciado oficialmente no ano 2000, o console foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2001, seguido pelo lançamento na Europa e no Japão em 2002. Em sua estreia, o console foi sucesso absoluto, vendendo mais de um milhão e meio de unidades na America do Norte nos três primeiros meses, puxado por títulos de peso na linha inicial de jogos: Halo: Combat Evolved, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3.

 

Com um hardware mais potente que seus concorrentes – CPU 32bit de 733MHz Intel Pentium III e uma GPU NVIDIA NV2A de 233 MHz – o Xbox impressionava bastante. Graficamente, o console conseguia reproduzir gráficos em HD com facilidade, sendo o primeiro a conseguir resolução de 720p e até 1080i. Na parte sonora, outro salto: era o único capaz de transmitir com tecnologia Dolby Digital tanto nos vídeos como durante o gameplay. As diferenças eram sentidas com facilidade nas comparações dos jogos multiplataforma.

 

Além do hardware mais potente, outra vantagem latente do sistema era a Xbox Live. A empresa apostava suas fichas nos jogos online e um ano após o lançamento do console a Live começa a operar, com um sistema bastante confiável e estável, que atingiu o ápice com o game Halo 2, que fez grande sucesso com suas batalhas multiplayer.Apenas um tempo depois é que Sony e Nintendo conseguiam implementar suas redes, porém com qualidade bem inferior à rede da empresa americana.

 

O console também foi o primeiro a ter HD embutido, o que eliminava a necessidade de utilização de memory cards – apesar de que um foi lançado, com a finalidade de transportar os “saves” de um console para o outro.

 

Mas nem tudo era um mar de rosas. O controle vendido inicialmente com o console foi extremamente mal recebido. Seu tamanho era exagerado e atrapalhava a maioria das pessoas, que sentiam dificuldades em manuseá-lo. Falando em exagero, tudo no console era exagerado: o console era um “trambolhão”, pesado e com grandes dimensões. Percebendo a falha com o controle, a Microsoft começou a vender no ocidente a versão “S”, originalmente criada apenas para o mercado japonês. Com dimensões mais discretas, o controle teve grande aceitação e rapidamente substituiu o controle original no mercado.

 

Mas claro, nenhum problema enfrentado pela Microsoft foi maior do que a existência do PlayStation 2. O console da Sony vendia como água e além do trabalho extremamente competente realizado pela empresa, o nome PlayStation se tornou tão forte na quinta geração que impulsionou de forma impressionante as vendas do console. Era virtualmente impossível alguma empresa conseguir desbancar o PlayStation 2.

 

E olha que a Microsoft tentou. Conseguiu tirar a exclusividade das séries Metal Gear Solid e GTA, que apesar de terem saído primeiro no PlayStation 2, receberam tempo depois lançamento também no Xbox; criou jogos exclusivos de excelente qualidade como os da série Halo e o primeiro Forza Motorsport; além de assegurar jogos exclusivos de outras softhouses como a SEGA, que deu bastante atenção ao console da Microsoft, com lançamentos como Shenmue II e Panzer Dragoon Orta.

 

Em 2005, com o lançamento do Xbox 360, o primeiro Xbox foi sendo deixado de lado pela empresa. Seus números: mais de 24 milhões de unidades até 2006, com uma lista de aproximadamente 900 jogos lançados. O console conseguiu a segunda colocação nas vendas, superando a Nintendo e seu Gamecube. Foi descontinuado em 2005 no Japão (seu pior mercado) e à partir de 2006 nos demais países, tendo seu suporte sido oficialmente encerrado nos Estados Unidos em março de 2009.

 

Hoje o console é muito procurado, tanto por colecionadores como por jogadores, pois além de seus jogos originais, é facilmente modificável para rodar emuladores com grande qualidade. Um grande legado do Xbox é visto até hoje nos consoles e redes de Xbox 360 e Xbox One. Foi ele quem pavimentou o caminho para tudo o que a Microsoft faz hoje no mercado.



Ano Lançamento: 2001

Data / Regiões de Lançamento:

14/03/2002 - Europa
22/02/2002 - Japão
15/11/2001 - Estados Unidos
14/03/2002 - Outras regiões

Fabricante: Microsoft


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos