Consoles

Turbografx-CD

Console da quarta geração dos videogames, o Turbografx CD / PC-Engine CD-Rom foi inicialmente um acessório lançado para o PC Engine no Japão, que tornou o aparelho o primeiro videogame a utilizar o CD como mídia da história, já no ano de 1988. Posteriormente foi lançado o Turbo Duo, versão que conjugava em um só aparelho o leitor de cartões do Turbografx-16 com o leitor de CD.

 

O acessório de CD era bastante caro, sendo vendido inicialmente nos Estados Unidos por 399,99 dólares e anunciado como um produto de nicho. Sua linha inicial de jogos era Fighting Street (o primeiro Street Fighter) e Monster Lair. Os jogos tinham o formato "CD-Rom²". Em 1991 a NEC anunciava que já havia vendido mais de meio milhão de unidades do acessório em todo o mundo. 

 

Em 21/09/91 a NEC lança no Japão o PC Engine Duo, console que trazia em único aparelho o PC Engine e o acessório de CD (com acréscimo de 192 KB de memória RAM). Os jogos feitos para esse formato com acréscimo de memória são chamados de Super CD-Rom². Para que esses jogos fossem compatíveis com o acessório de CD anterior a Turbo Duo, foram criados os System Cards, cartões no formato Hu-card que trariam essa memória extra.

 

Foi o primeiro videogame a utilizar CD como mídia sem a necessidade de acessório. Em outubro de 1992 o mesmo aparelho chegava ao mercado norte-americano com o nome de Turbo Duo.Outras duas versões do Duo foram lançadas no Japão: o Duo-R em 25/03/93 e o Duo-RX em 25/06/94. Mais tarde foi lançado apenas no Japão o formato Arcade CD-Rom², que necessitava do "Arcade Card" para rodar seus jogos.



Outros Nomes: PC Engine CD-Rom2, PC Engine Super CD, Turbo Duo

Ano Lançamento: 1988

Data / Regiões de Lançamento:

04/12/1988 - Japão
01/08/1990 - Estados Unidos

Fabricante: NEC


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos