Consoles

PC-FX

Console da quinta geração dos videogames, o PC-FX foi a aposta da NEC como sucessor do bem sucedido PC Engine. O console trazia um processador de 32bit e uma arquitetura criada pela própria NEC, voltada principalmente para a produção de gráficos 2D e reprodução de vídeos em FMV – Full-Motion Vídeo, tecnologia que foi muito usada em consoles como Sega CD e 3DO.

 

O PC-FX é conhecido por ser o melhor console para a reprodução de vídeos em FMV. Isso seria um grande feito se o console tivesse sido lançado dois anos antes. Mas em dezembro de 94 já estavam disponíveis no mercado japonês os consoles SEGA Saturn e Sony PlayStation. Ambos traziam como principal propaganda os gráficos 3D com forte uso de polígonos, algo que o PC-FX não era capaz de fazer.

 

Para piorar ainda mais, além da limitação do hardware, o console era mais caro que seus concorrentes. Quem em sã consciência investiria em um console assim? Mas não tinha nada que salvava no console? Olha, para ser sincero, para o público ocidental, não. Como o console não foi bem no mercado, seu lançamento se resumiu apenas ao Japão e boa parte de sua biblioteca é composta por games no estilo RPG ou Adventure, onde o entendimento da língua é obrigatório. Isso causa até um desânimo por parte de colecionadores deste lado do globo, que acabam não tendo tanto estímulo para colecionar o PC-FX.

 

Outra característica diferente do console é o seu design. A NEC criou o PC-FX com um conceito parecido com o dos microcomputadores, e para isso deixou o design do aparelho em formato de torre, como um PC mesmo, e adicionou 3 entradas para expansão, para que o console pudesse ser melhorado através de upgrades. Com o fracasso do console, poucas expansões foram produzidas para ele: um memory card e um kit de desenvolvimento de jogos foram os principais.

 

O console usa mídia em CD-Rom, com um drive de duas velocidades, semelhante aos concorrentes da época. Foram lançados para ele pouco mais de 60 jogos e pouco mais de 100 mil unidades foram vendidas, até o console parar de ser vendido, em 1998. Depois disso a NEC deixou o mercado de consoles para sempre.



Outros Nomes: PCFX

Ano Lançamento: 1994

Data / Regiões de Lançamento:

23/12/1994 - Japão

Fabricante: NEC


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos