Consoles

Atari XEGS

Console da terceira geração dos videogames, o Atari XEGS foi mais uma tentativa da Atari em retomar sua antiga posição de destaque no mercado dos consoles, na segunda metade da década de 80. A tática da empresa era de reciclar consoles já existentes.

 

Inicialmente a empresa fez isso com o Atari 7800 (lançado inicialmente em 1984 e relançado em 1986). Depois criou o Atari 2600 Jr., versão compacta do já conhecido (e envelhecido) Atari 2600. Depois foi a vez de sua linha de computadores 8bit. Percebendo que o Atari 7800 não estava conseguindo fazer frente ao NES, a empresa resolveu arriscar na linha de computadores 8bit, criando o XEGS, que nada mais é que um microcomputador Atari 65XE recriado como um console.

 

Dessa forma, além de colocar um console "novo" no mercado, a Atari conseguiria também vender mais softwares de sua linha de computadores, já que o XEGS era totalmente compatível com os jogos em cartucho. Além disso, o XEGS também podia virar um microcomputador, com a adição de um teclado especial feito para ele (que vinha junto com o console em sua edição deluxe).

 

O console possuia apenas entrada para cartuchos, mas poderiam ser instalados nele também o drive de disquete e até mesmo o leitor de fita cassete, já que existiam jogos nesses três mídias na linha de computadores 8bit da empresa.

 

Porém as capacidades gráficas do XEGS também não faziam frente ao poderoso NES e ao desafiante da SEGA, o Master System. Além do mais, não eram lançados jogos feitos para ele, mas sim relançamentos (com nova embalagem apenas) de jogos já existentes para a linha de micros 8bit da Atari. Assim, o público americano não comprou a ideia da Atari e o XEGS foi um fracasso de vendas, sendo descontinuado em 1992.



Outros Nomes: Atari XE Game System

Ano Lançamento: 1987

Data / Regiões de Lançamento:

Estados Unidos

Fabricante: Atari


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos