Consoles

Atari Cosmos (Proto)

O Atari Cosmos é um console semiportátil (tabletop) que não passou da fase de protótipo. O aparelho, que utiliza cartuchos como mídia, transmitia imagens em pseudo 3D através de uma espécie de holograma. Como funcionava isso? O console envia a imagem dos jogos em um cartão holográfico que acompanhava cada game, como uma espécie de overlay holográfico (ou melhor, um underlay).

 

Apesar da época em que foi criado (final da década de 70 / início de 80), esse efeito holográfico funcionava surpreendentemente bem. Apesar disso, o console acabou não sendo lançado, provavelmente devido ao seu alto custo, combinado às críticas da mídia especializada (recebidas durante sua apresentação ao público na New York Toy Fair de 1981), o que fez com que a Atari considerasse o Cosmos como um negócio arriscado demais.

 

Nove jogos estavam sendo desenvolvidos para ele e inclusive oito deles estão com seus protótipos funcionais preservados junto a uma das poucas unidades funcionais do console que ainda existe (Asteroids, Basketball, Dodge' Em, Football, Outlaw, Road Runner, Sea Battle, Space Invaders e Superman). Há apenas 5 protótipos desse console no mundo. Três são consoles vazios (maquete) e as outras duas unidades são totalmente funcionais. Um deles pertence a um colecionador de video games que comprou o console no leilão por 19 mil dólares completo com caixa. Outro console vazio e uma unidade totalmente funcional são de propriedade do Museu de História da Atari.

 

Fotos e texto do colaborador Fernando Kruszynski. Texto com colaboração também de Micael XBr.



Ano Lançamento: --

Data / Regiões de Lançamento:

Estados Unidos

Fabricante: Atari


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Nada encontrado