Consoles

Atari 5200

Console que faz parte da segunda geração dos videogames, o Atari 5200 foi lançado com o objetivo de ser o substituto do 2600. A promessa era de revolucionar o mercado, levando a emoção dos fliperamas para a casa, com a vantagem de ter a tradição do nome Atari e a garantia de que todos os jogos das grandes franquias que a gigante americana possuía na época seriam lançados para ele.

 

Tudo isso seria verdade e daria certo se a Atari não tivesse cometido um erro fatal na engenharia do console: o controle. Considerado o pior controle da história dos videogames, o “joystick” do Atari 5200 foi o calcanhar de aquiles do novo console, pois além de ser extremamente impreciso, era frágil e defeituoso. Raros eram os casos em que o controle durava mais de 1 mês funcionando normalmente.

 

Outro erro fatal da Atari com o 5200: ele não era retrocompatível com os jogos do Atari 2600. Erro aliás, comum até nos dias de hoje, como comumente vemos nos consoles de nova geração. Até mesmos os competidores do 5200, Intellivision e Colecovision, lançaram adaptadores para rodar jogos do Atari 2600, tamanha era a importância que isso tinha para o mercado na época. A Atari então acabou lançando também um adaptador para rodar os jogos do 2600, mas aí o estrago já estava feito.

 

Seu hardware era bastante similar ao do micro Atari 8bit (que anos mais tarde teria uma versão consolizada, o Atari XEGS).

 

O 5200 foi descontinuado em 1984, e teve aproximadamente um milhão de unidades vendidas.



Ano Lançamento: 1982

Data / Regiões de Lançamento:

01/11/1982 - Estados Unidos

Fabricante: Atari


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos