Consoles

Atari 5200

 

Console que faz parte da segunda geração dos videogames, o Atari 5200 foi lançado com o objetivo de ser o substituto do 2600. A promessa era de revolucionar o mercado, levando a emoção dos fliperamas para a casa, com a vantagem de ter a tradição do nome Atari e a garantia de que todos os jogos das grandes franquias que a gigante americana possuía na época seriam lançados para ele.

 

Tudo isso seria verdade e daria certo se a Atari não tivesse cometido um erro fatal na engenharia do console: o controle. Considerado o pior controle da história dos videogames, o “joystick” do Atari 5200 foi o calcanhar de aquiles do novo console, pois além de ser extremamente impreciso, era frágil e defeituoso. Raros eram os casos em que o controle durava mais de 1 mês funcionando normalmente.

 

Outro erro fatal da Atari com o 5200: ele não era retrocompatível com os jogos do Atari 2600. Erro aliás, comum até nos dias de hoje, não é mesmo Microsoft e Sony? Até mesmos os competidores do 5200, Intellivision e Colecovision, lançaram adaptadores para rodar jogos do Atari 2600, tamanha era a importância que isso tinha para o mercado na época.

 

O console foi descontinuado em 1984, e teve aproximadamente um milhão de unidades vendidas.



Ano Lançamento: 1982

Data / Regiões de Lançamento:

Estados Unidos

Fabricante: Atari


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos