Consoles

Amiga CD32

 

Console de quinta geração, o Amiga CD32 foi um console de 32 bit com utilização de mídia em CD. A criadora da plataforma de computadores Amiga, a empresa Commodore, criou o Amiga CD32, versão console do Amiga 1200, um poderoso micro que fazia bastante sucesso no Brasil, principalmente pela qualidade gráfica. O Amiga CD32 foi o primeiro console de 32bit lançado oficialmente no Brasil. Além daqui, o console também foi lançado na Europa e no Canadá.

 

Ao contrário do FM Towns Marty, que utilizava jogos lançados para o micro FM Towns e não possuía jogos específicos, o Amiga CD32 possuía seus próprios jogos. Tudo bem que a grande maioria era de jogos portados do Amiga 1200 para ele, mas sem um incremento na programação, os jogos não eram diretamente compatíveis.

 

Ainda falando sobre os jogos, o CD32 sofreu do mesmo mal do CD-i da Philips: a escola europeia, origem da maioria esmagadora das softhouses que lançaram games para ele, estava defasada em relação à japonesa. Conclusão: o apelo de seus jogos não bastava para desviar o interessa das pessoas da briga entre Sega e Nintendo e seus consoles 16 bit, mesmo esses sendo tecnicamente inferiores que o CD32 e o CD-i. O console foi descontinuado menos de um ano depois, devido à falência da Commodore. Foram vendidas pouco mais de cem mil unidades (apenas!) do console em todo mundo.

 



Outros Nomes: Amiga CD 32

Ano Lançamento: 1993

Data / Regiões de Lançamento:

Brasil
17/09/1993 - Europa
Estados Unidos

Fabricante: Commodore


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - #

Vídeos