Arcade

Space Invaders

Jogo de tiro 2D (shmup vertical fixo), desenvolvido e publicado pela Taito, publicado nos Estados Unidos pela Midway e na Austrália pela Leisure and Allied Industries. Além do Arcade, o game foi lançado para Astrocade, Atari 2600Atari 5200Atari 7800, Atari XEGS, Game Boy (versão americana e japonesa), NES, PlayStation, PlayStation 3, PSP, PS Vita, Saturn, SG-1000, Super Nintendo, Nuon, Turbografx-CD, Wii, Wii U, WonderSwan, dispositivos móveis e nos microcomputadores BBC Micro, Commodore PET, MSX, PC-98, bem como nas coletâneas Taito Legends (Xbox / PlayStation 2 / PC), Taito Legends Power-Up (PSP), Taito Memories Gekan (PlayStation 2), Dactar 4 Jogos (Atari 2600), Space Invaders Anniversary (Arcade / PlayStation 2 / PC), Space Invaders Collection (Colecovision), Space Invaders Pocket (PSP), Space Invaders/Qix: Silver Anniversary Edition (Arcade), Puzzle Bobble 2X + Space Invaders (Saturn), Space Invaders Virtual Collection (Virtual Boy), Taito Memories Joukan (PlayStation 2), Arcade Classics (Commodore 64), Space Invaders Trilogy (dispositivos móveis), Space Invaders vs. Pac-Man (dispositivos móveis) e Space Invaders: Invincible Collection (Nintendo Switch), além de estar na memória dos consoles Taito Egret II Mini, Legends Flashback Blast! Space Invaders, Retro Arcade Featuring Space Invaders e Space Invaders (MSI Entertainment). Saíram ainda remakes para dispositivos móveis, Game Boy Advance, Game Boy Color, Nintendo 64, PC e PlayStation. O jogo também teve uma versão protótipo para o Atari Cosmos.

 

Space Invaders é simplesmente o mais influente de videogame de todos os tempos. Um único jogador move uma “base” para a esquerda ou direita ao longo da parte inferior da tela e atira nas ondas intermináveis de invasores marchando incansavelmente para baixo da tela em direção a terra.

 

Há quatro edifícios (Shields) na parte inferior da tela que o jogador pode se esconder atrás, mas estes acabarão por ser destruídos por quaisquer mísseis inimigos ou por contato direto com os próprios invasores. Tiros do jogador também irão destruir os escudos.

 

A descida dos alienígenas acelera à medida que são eliminados, tornando-os mais difíceis de acertar. Um disco voador vai sobrevoar o topo da tela em intervalos regulares e pode ser destruído com um tiro para se ganhar pontos extras.

 

CURIOSIDADES

- Space Invaders foi lançado em julho de 1978. Ele também estava disponível em um modelo cocktail. No Japão, a versão cocktail é conhecido como "TT Space Invaders"; - O desenvolvimento de Space Invaders levou apenas três meses, mas o desenvolvimento do ambiente de programação sozinho levou quase seis meses; - Space Invaders foi tão popular no Japão que causou uma escassez de moedas e mais tiveram de ser cunhadas. Muitas lojas no Japão removeram os seus produtos e converteram em Space Invaders, algumas lojas usavam alto-falantes gigantes que transmitem o “tum-tum-tum” dos invasores marchando. Um verdadeiro clássico em todos os sentidos da palavra; - Space Invaders contém o primeiro modo de atrair o jogador com um certo humor. Ele exibirá primeiro “play SPACE INVADERS” com o 'Y' em “PLAY” de cabeça para baixo, e um invasor vem retirar o “Y”  de cabeça para baixo e o leva para fora da tela, em seguida, voltando do outro lado da tela com o “Y” e coloca ele de volta no lugar. Também aparece “INSERT CCOIN” e um invasor vem e bombardeia o “C“ extra; - Há exatamente 55 invasores por tela e exatamente 11 diferentes sons no jogo. Space Invaders foi o primeiro jogo de Arcade a trabalhar em seu caminho para fora de fliperamas decadentes e em adentrar pizzarias e sorveterias; - O fenômeno Space Invaders surpreendeu muitos adultos conservadores da época, que estavam convencidos de que os videogames destruíam as mentes dos seus jovens. Moradores de Mesquite, Texas, levaram a questão até a Suprema Corte nos seus esforços para proibir as máquinas ilícitas em sua comunidade Bible-belt. Uma série de incidentes de criminalidade juvenil começaram a surgir logo após o lançamento do jogo, adicionando à sua “controvérsia”. Uma menina foi pega roubando $5.000 de seus pais e foram relatadas gangues de jovens que roubavam mercearias apenas para que eles tivessem dinheiro para jogar o jogo. - Cerca de 65 mil unidades foram produzidas nos EUA e 350 mil no mundo; - A banda The Pretenders também lançou uma música instrumental chamada "Space Invaders" em seu álbum de estréia em 1980;

- Um gabinete de Space Invaders aparece no filme de 1980 “Midnight Madness”, no filme de 1982 "Jekyll & Hyde Together Again", no filme de 1982 “Fast Times at Ridgemont High”, em 1983 no filme “Joystick“, em um filme de 1984 “The Iceman”, no filme de 1991 “Terminator 2 - Judgment Day”, e em 1998 o seriado “That 70´s Show”; Temporada 4, Episódio 8 (A História de Donna);

- Uma unidade Space Invaders aparece no vídeo da música ZZ Top, “Legs”.

 

Confira a lista de Bootlegs/Hacks do jogo: Space Invaders (Logitec Co., Ltd.) T.T Space Invaders (Logitec Co., Ltd.) Space Invaders (Model Racing) Space Invaders Part Four Super Invaders (EMAG corp.) Super Invaders (Zenitone Microsec) Super Earth Invasion (Competitive Video) Super Earth Invasion (Electrocoin, Ltd.) Alien Invasion Part II Space War Part Three Invasion (Sidam) Invasion (RZ Bologna) Tilt Invader (NPS) Darth Vader (unknown) Clones list : Beam Invader (Tekunon) Pacom Invader (Pacom Corp.) IPM Invader (Irem) Cosmic Monsters [Upright model] (Universal) Cosmic Monsters [Cocktail Table model] (Universal) Cosmic Monsters 2 (Universal) Space Attack [Upright model] (Video Games, Ltd.) Space Attack [Cocktail Table model] (Sega) Space Attack [Upright model] (Sega) Space Attack [Counter model] (Video Games, Ltd) Space Attack [Cocktail Table model] (Video Games, Ltd) Space Attack II (Zenitone Microsec) Jatre Specter (Jatre) Space War (Sanritsu) Space King (Leijac) Space Intruder (Shoei) Shuttle Invader (Omori)

DICAS E TRUQUES

- Quando você começa o jogo, a sua base será no canto esquerdo inferior da tela, abaixo dos edifícios. Seu objetivo é destruir os invasores. Tenha em mente que uma vez que os invasores forem para a direita ou para a borda esquerda da tela, eles vão cair para baixo uma linha e seguirão na direção oposta. Você deve planejar a sua estratégia para destruí-los nesse momento. - Uma boa estratégia é começar a explodir para fora as colunas na borda oposta do movimento. Isto é, se os invasores estão se movendo para a direita, eles começam a explodir as colunas mais à esquerda em primeiro lugar. Desta forma, a viagem deles de volta é mais longa e você tem mais tempo para lidar com eles. - Não tente bater os invasores no ponto morto. Eles disparam suas bombas a laser de ponto morto e seus tiros irão colidir, desperdiçando o seu tiro; - Falando de tiros, você pode ter apenas um tiro de cada vez, então faça valer a pena; - Use seus edifícios para a sua vantagem. Atire em torno dos edifícios para obter tiros mais certeiros, explodir um buraco no meio de seus edifícios para lhe dar proteção é uma ótima estratégia. Tenha em mente, que essa proteção só vai durar cerca de 2 colunas antes que os invasores explodam um buraco grande o suficiente para destruir a sua base. - Cada outra onda de invasores inicia uma linha de baixo. Eventualmente, as ondas vão começar uma linha acima de seus edifícios. Esteja preparado para fazer algum tiro rápido para mantê-los afastados, porque uma vez que eles atinjam o seu nível, o jogo acaba; - Quando você está para atirar na última onda de invasores, esse começam a fazer um zig zag na tela. O estranho é que o invasor viaja mais rápido em direção à esquerda do que para a direita. Tenha isso em mente ao tentar derrubá-lo; - O MISTERY (ou UFO) aparece em momentos aleatórios. Se você tiver uma boa chance de acerta-lo, não pense duas vezes; - Truque para pontuação MISTERY: para obter 300 cada vez que acertar o UFO é preciso seguir os passos de Eric Furrer que aperfeiçoou o truque (Furrer Trick): 1) Uma vez que o novo nível começa, comece a contar os tiros de sua base. 2) Quando você dispararam 22 tiros, pare de atirar e aguarde o UFO. 3) Use o tiro 23 para explodir o UFO. 4) Depois disso, comece a contar tiros novamente, desta vez conte até 14. 5) Use o 15º tiro para acertar o UFO. 6) Continue usando a regra de 14 tiros até que o nível seja concluído. 7) Na próxima onda, comece com a regra dos 22 tiros, em seguida, use a regra dos 14 tiros para terminar essa onda. 8) Lembre-se, todos os tiros contam independentemente de acertos ou erros. - Eric Furrer escreve: aqui está uma variante do truque contando que a maioria das pessoas não sabe e é o truque exato que eu usei para jogar esse jogo maldito por 36 horas ao longo de 20 anos. O truque de contagem de tiros funciona muito bem para nível 1,2,3, mas você não pode usar 22-14-14 para os UFO´s na 4º onda porque os invasores são muito baixos. Se você esperar para atingir o UFO, os invasores estarão muito baixos e rápidos e você certamente vai morrer. A maioria dos jogadores neste momento para de fazer a contagem apenas limpar o tabuleiro. Isso retarda a acumulação de pontos.

 

Texto e vídeo de Celso Affini (Defenestrando Jogos).

 

Aparição em revistas:

- Arkade nº 1 - página 72 (fonte: Datassette).

  • Ano lançamento:1978
  • Fabricante: Taito Corporation
  • Franquias: Space Invaders
  • Lançamento: Oficial / Licenciado
  • Gêneros: 2D, Shmup / Shoot'em Up vertical
  • Formatos: Placa
  • Regiões de Lançamento:
  • Tags: Taito 8080
RegiãoDataCod. FabricanteCod. BarrasIdioma
Austrália1978
Estados UnidosOutubro / 1978
JapãoJulho / 1978

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